Gove Header

Baixada Pará terá cooperativa de reciclagem e reaproveitamento

A visita foi coordenada pelo Sebrae/AP, é resultado de Termo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério Público do Estado do Amapá (MPE/AP) e Promotoria de Meio Ambiente.

Da Redação

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), esteve representado na comitiva que visitou o Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, no estado de Mato Grosso. A visita foi coordenada pelo Sebrae/AP, é resultado de Termo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério Público do Estado do Amapá (MPE/AP) e Promotoria de Meio Ambiente.

O objetivo foi conhecer práticas de disseminação de conhecimento, geração de negócios sustentáveis, inteligência de mercado, relacionada à temática de sustentabilidade visando capacitação para atendimento da Comunidade intitulada “Baixada Pará”, no bairro Pacoval em Macapá.

Participaram também outras instituições do estado do Amapá como Assembleia Legislativa (ALAP), Tribunal de Justiça (TJAP), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e alguns moradores da Baixada Pará.

Essa ação foi necessária para que todos pudessem conhecer e vivenciar práticas e experiências sustentáveis de sucesso e que sirvam de referência para a construção do projeto da primeira Cooperativa de Reciclagem do Amapá, que deverá ser desenvolvida pela comunidade da Baixada Pará, com o apoio das entidades e parceiros.

O Tribunal de Contas do Amapá, foi representado pelo Auditor/Coordenador de Meio Ambiente do TCE/AP, Marcos Côrtes, “menos de 5% dos resíduos sólidos, no Brasil, são destinados para reuso e/ou reciclagem, os resíduos sólidos reutilizáveis e recicláveis devem ser vistos como um bem econômico de valor social, gerador de trabalho e renda” afirmou. Conforme ainda cortês a visita técnica foi uma excelente oportunidade de reunir os vários atores institucionais e representantes da sociedade civil organizada para que cada um consiga visualizar suas responsabilidades institucionais, para que em futura ação integrada possam contribuir para implementação deste projeto piloto em Macapá.

Além da visita ao Centro do Sebrae de Sustentabilidade, a comitiva realizou visitas técnicas a empresas de reciclagem e cooperativas, no período de 19 a 20 de outubro de 2021.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...