- Publicidade -

Auxílio Brasil: prazo para atualização de dados dos beneficiários de saúde encerra dia 15

Famílias que não comparecerem às UBSs poderão ter auxílio suspenso, por isso a atualização das informações de saúde é obrigatória aos beneficiários.

Da Redação

A Prefeitura de Macapá comunica que os beneficiários do programa Auxílio Brasil devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para cumprir a agenda de saúde até o dia 15 de dezembro. O procedimento é fundamental para que as famílias continuem recebendo o benefício que auxilia crianças de 0 a 7 anos, e mulheres de 14 a 44 anos.

O atendimento às famílias ocorre em todas as UBSs do município das zonas urbana e rural, em período integral.

Na UBS será realizada avaliação nutricional e orientação alimentar; atualização das vacinas; suplementação de vitamina A e ferro; além do acompanhamento da gestação das mulheres participantes do programa.

O cumprimento da agenda de saúde permite que as famílias tenham a oportunidade de informar sua atual situação da composição familiar, como a existência de gestantes.

Em caso do não comparecimento dos beneficiários, são aplicados efeitos que podem causar suspensão dos benefícios do Auxílio Brasil.

Agenda de saúde

Na área da saúde há dois períodos de acompanhamento que abrange cada um por semestre. No segundo semestre de 2022, o período de acompanhamento de condicionalidades de saúde começou em julho e termina em 15 de dezembro.

Segundo a chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição do município, Olga Monteiro, é fundamental que os pais levem seus filhos a uma UBS e sigam o itinerário de serviços de saúde para o acompanhamento do calendário vacinal e do crescimento e desenvolvimento das crianças.

“A importância do comparecimento é para cumprir a agenda de condições de saúde, e verificar se o crescimento e o peso da criança estão adequados para a idade. Além de examinar a saúde dos beneficiários e a situação do pré-natal”, explicou.

Ao comparecer numa UBS, os beneficiários devem levar a caderneta do Sistema Único de Saúde (SUS) e a de vacinação das crianças, e se a mãe estiver grávida, a caderneta de gestante.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...