Gove Header

Ao lado de Davi, Waldez anuncia ampliação da rede de assistência para Covid

São mais 15 leitos de UTI. Outros 45 serão implantados gradativamente. Aquisição de insumos e equipamentos é fruto de articulação do senador Davi Alcolumbre.

Da Redação

O governador Waldez Góes, ampliou em mais 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a retaguarda de atendimento exclusivo à covid-19 na rede estadual. Nesta terça-feira, 13, os leitos, que estão implantados na Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte da capital, já começaram a receber pacientes regulados.

Com esse incremento, já são 369 leitos ativados em todas as regiões do Estado, totalizando 152 leitos de UTI. Dessa forma, o Estado dá mais um passo importante no enfrentamento à pandemia que teve inclinação da curva do número de infectados nos últimos 15 dias.

O Governo do Amapá ampliou a retaguarda para atendimento de pacientes com covid-19 nesta terça-feira, 13, e implantou 15 novos leitos intensivos na Maternidade Bem Nascer, localizada na zona norte de Macapá.

O estado diz que já são 369 leitos ativados em todas as regiões do Estado, totalizando 152 leitos de UTI.

Ao todo, são 60 novos leitos liberados pelo Ministério da Saúde, após solicitação do Estado – outros 45 serão implantados de forma gradativa. O governador esteve no local para acompanhar o processo de implantação dos novos leitos, junto com o senador Davi Alcolumbre, que auxiliou na aquisição de insumos e equipamentos para a unidade.

“Com o lockdown, nós diminuímos a taxa de reprodução viral e, consequentemente, a curva da incidência e também de internação. Ainda assim, não devemos reduzir os cuidados na prevenção, na cobertura vacinal e na retaguarda hospitalar. Por isso, estamos ampliando o número de leitos e esperamos cuidar bem das pessoas, além de diminuir os números da doença”, informou o governador.

Os 15 leitos são equipados com ventilador mecânico, bomba de infusão, oxímetros, monitor multiparâmetros e desfibrilador. A unidade conta com uma rede gases medicinais que garante a viabilidade plena de oxigênio. “Estamos garantindo uma retaguarda importante para proteger e salvar vidas amapaenses”, enfatizou o senador Davi Alcolumbre.

O espaço

As obras da Maternidade Bem Nascer foram concluídas em março e o espaço está pronto para entrega. Contudo, com o aumento de casos de covid-19 no Amapá, o Estado precisou aumentar a retaguarda de leitos e uma decisão compartilhada entre os Poderes definiu o uso do espaço de forma temporária para tratamento da doença.

O Estado concluiu as obras complementares do prédio ainda no mês de março, com um investimento de R$ 2,2 milhões do tesouro estadual para a estrutura, que faz parte do pacote de investimentos do Governo do Amapá para melhorar assistência à saúde.

Os 15 leitos são equipados com ventilador mecânico, bomba de infusão, oxímetros, monitor multiparâmetros e desfibrilador.
Publicidade (x)
você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...