Amapá recebe 110 equipamentos para UTI da capital e do interior

Elmano Pantoja, jornalista

Técnicos da empresa de dispositivos médicos Lifemed deram início aos treinamentos de manuseio dos novos monitores multiparâmetros e desfibriladores cardíacos doados ao Amapá pelo Ministério da Saúde. A doação aconteceu por meio do programa Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). O treinamento é direcionado a profissionais que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), salas vermelhas e semi intensivas, onde os aparelhos serão instalados.

Ao todo, o Estado recebeu 70 novos monitores e 40 desfibriladores. Os equipamentos são produzidos no Brasil por meio da PDP estabelecida entre o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a empresa de dispositivos médicos Lifemed, a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Ministério da Saúde.

Após o treinamento das equipes e o tombamento dos equipamentos como patrimônio do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fará a distribuição das máquinas entre as unidades de saúde, incluindo a rede de hospitais e as Unidades Mistas de Saúde (UMS) dos municípios do interior.

Para a superintendente de Atenção à Saúde da Sesa, Juliana Sarmento, com os aparelhos será possível a ativação de novos leitos e a abertura de novas salas de terapia intensiva.

“As unidades já estão sendo organizadas para a ativação desses novos leitos e salas. No caso do Hospital de Emergência, em Macapá, será possível a abertura de dois serviços: a sala vermelha e a uma unidade coronariana destinada a pacientes com cardiopatia”, explicou.

 

- Publicidade -

- Publicidade -

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...