Residencial Barcelona

Governo prepara Lacen para diagnósticos de Coronavírus, anuncia Vigilância

Dorinaldo Malafaia aponta planos alternativos para acelerar o diagnóstico de pacientes suspeitos de ter o Coronavírus, desde o transporte próprio e até parceria com laboratórios privados.

Cleber Barbosa, da Redação

Já estão no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA) as amostras de exame coletadas em pacientes suspeitos de ter contraído o Covid-19 em Macapá. O material foi transportado em avião do Governo do Amapá, que está assumindo esse traslado depois da polêmica com o Ministério da Saúde que teria a competência exclusiva para isso. Dorinaldo Malafaia, coordenador estadual da Vigilância em Saúde, diz que a meta agora é preparar o LACEN do estado para fazer os próprios diagnósticos do Amapá.

Em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista desta quinta-feira, na rádio Diário FM (90,9), o representante do estado disse que termina amanhã a capacitação de uma técnica amapaense em São Paulo para poder atuar no diagnóstico para Coronavírus. “Além disso, estamos aguardando a chegada de técnicos de uma empresa multinacional contratada pelo estado para calibrar os nossos equipamentos do Laboratório Central e nos próximos dias começar a fazer a análise de materiais coletados em pacientes suspeitos”, disse.

Dorinaldo Malafaia também rebateu algumas críticas principalmente em redes sociais sobre o fato do Amapá ter enviado um técnico a Belém para comprar gelo seco para o transporte das amostras de pacientes locais. “Trata-se de um gelo especial, que não se encontrar no mercado daqui, então é preciso seguir todo um protocolo para o transporte dos exames até Belém”, disse ele.

Alternativa

Enfermeiro por formação, Dorinaldo Malafaia é o atual coordenador da Vigilância em Saúde do Amapá | Foto: Joelson Palheta/DA

O coordenador da Vigilância em Saúde disse ainda quer enquanto o LACEN será preparado para realizar os próprios exames, o estado busca a formalização de uma parceria com um laboratório particular até a transição para os próprios exames, com o fornecimento dos kits solicitados ao Ministério da Saúde.

Publicidade (x)

SebraeHeader01
você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...