Gove Header

Aline Gurgel e Leda Sadala em debate na ALAP sobre infância e juventude

O objetivo da reunião foi a apresentação da proposta de agenda estratégica das ações a serem executadas pelas Frentes Parlamentares Nacional e Estadual.

Da Redação

A Frente Parlamentar da Primeira Infância da Assembleia Legislativa realizou reunião ontem (10) com a presença da coordenadorageral da Região Norte da Frente Mista Parlamentar da Primeira Infância, deputada federal Aline Gurgel (Republicanos). A parlamentar amapaense, inclusive, acaba de ser eleita a nova coordenadora da Bancada Federal do Amapá no Congresso Nacional.

A reunião ocorreu de forma remota e contou com a participação também da deputada federal Leda Sadala (Avante), do secretário da Frente Mista, Gerson Scheid que representou a Coordenadora Nacional deputada Leandre (PV-PR), deputada Edna Auzier (PSD), coordenadora geral da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, e dos membros: deputada Alliny Serrão (DEM) e deputado Diogo Senior (PMB).

O objetivo da reunião foi a apresentação da proposta de agenda estratégica das ações a serem executadas pelas Frentes Parlamentares Nacional e Estadual. “Nosso objetivo nesta reunião é apresentar esta proposta de agenda estratégica primeiramente para Assembleia Legislativa do Amapá e poder implantar as ações dentro dos municípios. Agradeço o empenho das deputadas Leda Sadala e Edna Auzier que aceitaram o convite de assumir o desafio de coordenar os trabalhos no Estado”, declarou a deputada federal Aline Gurgel.

Desde 2019 a Frente Mista Parlamentar foi dividida em Regiões e a deputada federal Aline Gurgel é quem coordena a Região Norte juntamente com a deputada federal Leda Sadala que é a coordenadora do estado do Amapá.

Gerson Scheid explicou que hoje a frente é dividida por regiões para justamente possibilitar que as ações sejam trabalhadas de forma mais localizadas dada as características dos Estados brasileiros. Informou que existe uma rede dentro do Brasil e da América Latina que envolve equipe técnica, deputados federais, senadores, instituições e fundações que estão à disposição da deputada Aline Gurgel para que se leve ações, estratégias para se conseguir e encontrar os recursos para que de fato a primeira a infância se torne prioridade nos orçamentos dentro das políticas públicas dos Estados e dos municípios da região.

No Amapá as visitas aos municípios já vêm sendo realizada pela deputada federal Leda Sadala que informou que até o final de maio pretende concluir as visitas aos 16 municípios levando as cartilhas de orientações para os gestores, as quais tem o objetivo de instruir quanto a criação de planos estratégicos e políticas públicas para ações e garantia de recursos para primeira infância.

“Os livros são um presente, neles contém muita informação para ajudar o estado, os municípios e fortalecer esta bandeira. Os gestores vão ganhar muito conhecimento para criar projetos e ações. As cartilhas trazem um grande aprendizado e através dessas informações o tema da primeira infância vai crescer ainda mais”, disse a deputada Edna Auzier.

Aspecto da reunião da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Assembleia Legislativa | Foto: Reprodução

Para deputada Alliny Serrão esta é uma bandeira que precisa se fortalecer cada vez mais. “Sabemos que existe ainda esta dificuldade de recursos para ser aplicado nesta pauta importante, para que as políticas sejam efetivamente executadas. Estas reuniões são importantes porque através das ideias de cada membro e suas articulações vão fortalecer e se tornar uma ideia do coletivo, com a união de forças para melhorar a vidas das crianças”.

O deputado Diogo Senior disse que a primeira infância é algo fundamental que deve ser olhado com muita atenção, fazer todos os investimentos necessários para que aquela criança que ainda está no ventre receba amor, porque ali dentro ela já sente o que acontece do lado de fora. “Tive a oportunidade de estar conselheiro tutelar e muitas mães não têm esse conhecimento da importância da primeira infância. A deputada Edna Auzier não tem medido esforço para estar fortalecendo esta frente aqui no Estado. Fico feliz em fazer parte desta Frente e da Assembleia Legislativa estar dando sua contribuição para que o trabalho seja realizado”, declarou o parlamentar.

Primeira Infância
A primeira infância compreende a fase dos 0 aos 6 anos, neste período é que ocorre o desenvolvimento do cérebro, de habilidades fundamentais e por isso é de fundamental importância se dá uma maior atenção para que esta criança venha se desenvolver de forma saudável em um ambiente que lhe proporcione um crescimento adequado.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...