- Publicidade -

Alap realiza sessão solene em homenagem a profissionais da Arquitetura e Urbanismo

A iniciativa partiu do deputado estadual Jory Oeiras (PP), que agraciou quase 20 profissionais com a comenda de Moção de Aplausos.

Da Redação

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, na manhã desta terça-feira (19), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista. A iniciativa partiu do deputado estadual Jory Oeiras (PP), que agraciou quase 20 profissionais com a comenda de Moção de Aplausos.

O deputado Jory Oeiras destacou que os arquitetos são peças fundamentais para a criação de uma sociedade plural e moderna. “O parlamento estadual tem o papel de reconhecer esses profissionais pela contribuição técnica na construção de uma sociedade plural e moderna, garantindo beleza e segurança às linhas de edificações e produzindo um planejamento urbano, visando à implantação de cidades inteligentes”, afirmou o deputado.

Welton Barreiros Alvino, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP), ressaltou a importância da homenagem como um ato de valorização e respeito aos profissionais da arquitetura na região.

O advogado e ex-deputado estadual Paulo José, que concluiu o curso de Arquitetura, recebeu elogios por seus conhecimentos e dedicação aos estudos acadêmicos. Paulo José assumirá o cargo de Conselheiro do CAU/AP em janeiro de 2024.

A arquiteta Ana Corina Maia Palheta, em agradecimento pela homenagem, destacou a valorização da arquitetura no Amapá. Ela ressaltou os avanços nos últimos 30 anos, mencionando a presença de mais de 600 mil habitantes na área metropolitana, com desafios específicos em relação ao planejamento urbano em alguns municípios.

A deputada Edna Auzier (PSD), que presidiu a sessão, expressou sua emoção ao ver o plenário repleto de arquitetos sendo homenageados. “Eu vejo a arquitetura como vital e celebro cada um de vocês, juntamente com suas famílias”, ressaltou a deputada.

Durante a solenidade, foram homenageados o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá, Welton Barreiros Alvino. Também foram agraciados: Adailson Oliveira Bartolomeu, Ana Corina Maia Palheta, Juliane Gonçalves da Silva, Géssica Nogueira dos Santos, Anderson Matos da Costa Lima, Giselle Vilhena Amoras, Helena Karolinne Lobo Suarez de Oliveira, Jakeline Monard Gomes Nascimento, Aymêe Thaís dos Santos de Melo, Renato Rêgo Ribeiro, Jeová Neves, Humberto Mauro Andrade Cruz, Fábio Cezar da Silva Santana, Ezequias de Souza Barbosa, José Aleixo do Nascimento Neto, Izonete de Nazaré Nunes Aguilar, César Augusto Batista Balieiro e Paulo José da Silva Ramos.

O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro desde 2018, teve sua data alterada em homenagem a Oscar Niemeyer, um dos maiores ícones da arquitetura brasileira.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...