- Publicidade -

ALAP realiza inspeção nos órgãos de serviços à criança e ao adolescente

Nesta segunda-feira (20/6) os parlamentares cumpriram agenda inicialmente no Hospital Estadual de Oiapoque, ali foram recebidos pelos profissionais de saúde e corpo técnico.

Da Redação

As comissões permanentes da Criança e do Adolescente (CCA) e dos Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa do Amapá se deslocaram no domingo (19/6) da Capital até o município de Oiapoque para realizar inspeção nos equipamentos públicos que prestam assistência à criança e ao adolescente na região de fronteira.

As equipes se deslocaram pela manhã e chegaram ao município no início da noite. Os parlamentares que compuseram a comitiva foram o presidente da CCA deputado Diogo Senior, o presidente da CDH deputado Dr. Jaci, como membros das comissões as deputadas Raimunda Beirão e Aldilene Souza e pela presidência da Casa o deputado Jory Oeiras representando o presidente Kaká Barbosa.

Nesta segunda-feira (20/6) os parlamentares cumpriram agenda inicialmente no Hospital Estadual de Oiapoque, ali foram recebidos pelos profissionais de saúde e corpo técnico. A busca das comissões foi por informações a respeito do número de casos de abusos sexuais que tem ocorrido nesta região e quais encaminhamentos são dados no auxílio às vítimas e na denúncia da ocorrência.

A assistente social Ivanilda Batista explicou para os parlamentares que todo caso é registrado e acionado os órgãos competentes como Conselho Tutelar e Polícia Civil. Além de encaminharem a vítima para ser assistida pela rede de apoio como o CAPS, CREAS e CRAS. Disse que por se tratar de uma região de fronteira o número de casos tem sido crescente.

A diretora clínica do hospital, dra. Natalia Coutinho informou sobre os atendimentos médicos, quantitativo de profissionais, exames que são realizados, e apresentou a necessidade do hospital. Explicou que um problema que enfrentam é a dificuldade em conseguir deslocar pacientes para capital seja por estrada ou via aérea, nos casos graves.

Para o deputado dr. Jaci todas as demandas foram devidamente registradas pelas comissões e serão transformadas em proposições as quais serão apresentadas no plenário para serem lidas e deliberadas.

“Como parlamentar nosso papel é fiscalizar e nós vamos cobrar dos órgãos ao qual compete a responsabilidade de solução das demandas apresentadas. Eu sendo médico e parlamentar me preocupo com o serviço de saúde que é prestado à população”, disse o deputado e presidente da CDH.

Em seguida, as comissões visitaram a escola estadual Joaquim Nabuco conversaram com a pedagoga que demonstrou grande preocupação com os alunos no que diz respeito a problemas de ordem emocional e psicológica. Os alunos também foram ouvidos pelos parlamentares.

No Conselho Tutelar os parlamentares foram recebidos pelos conselheiros Michel Pirez e Brenda da Silva. Para o deputado Diogo Senior as visitas foram produtivas e todas as demandas terão seus encaminhamentos devidamente cobrados pelas comissões.

Informou que a Comissão da Criança e do Adolescente já tem um projeto que realiza palestras de orientação e atendimento psicológico nas escolas, e que já conseguiram levar a equipe multidisciplinar nas escolas da capital e agora irão estender este projeto para todos os municípios visto que a necessidade é grande.

“Nas visitas podemos perceber o acolhimento por parte das equipes das instituições que visitamos. Vimos também a confiança que eles depositaram em nós ao nos relatar suas necessidades. Vamos fazer o relatório e as proposições de cada uma das solicitações. Amanhã continuaremos este trabalho indo a outros locais”, informou o presidente da CCA.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...