Alap participa do 1⁰ Congresso Amapaense de Municípios

A programação, promovida pela Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), é direcionada a prefeitos, instituições, gestores públicos, fornecedores e ao público em geral.

Da Redação

Gestores públicos de todo o Amapá se reúnem no primeiro Congresso Amapaense de Municípios. O evento, que ocorre nos dias 29 e 30 deste mês no salão de eventos do Sebrae/AP em Macapá, tem como objetivo debater desafios e compartilhar experiências enfrentadas pelas cidades. Conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), representada pelo 2º secretário da Mesa Diretora, deputado estadual Jesus Pontes (PDT), que destacou a necessidade de valorizar os municípios.

O congresso tem como parceiros o Sebrae AP, Governo do Amapá, Tribunal de Contas do Amapá e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A programação, promovida pela Associação dos Municípios do Amapá (Ameap), é direcionada a prefeitos, instituições, gestores públicos, fornecedores e ao público em geral. O objetivo é proporcionar um intercâmbio de conhecimentos, troca de experiências e o estabelecimento de estratégias para superar obstáculos no poder público.

53687620850_f84bd07e21_k

Carlos Sampaio, presidente da Ameap e prefeito do município de Amapá, destacou: “O nosso primeiro Congresso é um marco histórico para o nosso estado. Estamos tendo a oportunidade de reunir todos os gestores, a bancada estadual e federal em um mesmo evento focado na gestão pública municipal. Nosso tema central é desenvolvimento e fortalecimento, visando fortalecer ainda mais o municipalismo e melhorar os serviços prestados à população. Este evento se destaca como uma plataforma única, congregando gestores, especialistas e interessados para discutir de forma aprofundada e técnica assuntos cruciais para a gestão municipal”. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer à presidente da Assembleia Legislativa, deputada Alliny Serrão (União), pela realização da sessão itinerante nos municípios, como forma de ouvir a população.

Durante o congresso, serão realizados nove painéis com temas relevantes para a causa municipalista, todos com o objetivo de promover uma atuação municipal eficiente. O governador do Amapá, Clécio Luís, debateu políticas públicas para fortalecer o desenvolvimento do estado, como a regularização fundiária, cooperações entre estado e municípios e a regionalização da saúde. O governador destacou que, restando apenas oito meses para o fim do mandato dos prefeitos, a Ameap demonstra responsabilidade ao olhar para o futuro.

53686293042_4ebcdaeb7c_k

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Governo Federal, Waldez Góes, um dos palestrantes, ressaltou que os munícipes serão os principais beneficiados com o resultado do congresso. Em seu painel, Góes aborda o tema: Políticas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Fundos Constitucionais: Exploração das Políticas e seu Impacto no Desenvolvimento Municipal. Prefeitos de quase todos os 16 municípios do Amapá participam do evento, incluindo Bruno Mineiro (Tartarugalzinho), Sebastião Rocha (Santana), Márcio Serrão (Laranjal do Jari), Ana Paula (Serrão do Navio), Mônica Penha (vice-prefeita de Macapá), Professor Amanajás (Cutias), Junior Leite (Pracuúba), Ary Duarte (Vitória do Jari), Dudão Costa (Mazagão) e Bessa (Porto Grande).

Também estão presentes os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, as deputadas estaduais Dayse Marques (SDD) e Liliane Abreu (PV), o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre, e o diretor do Departamento do Programa Calha Norte, general Ubiratan Poty.

53687620060_3590c8b688_k

Na programação de abertura, teve momentos de homenagens. Primeiro, aos municípios, com uma banda tocando um pout-pourri com os hinos de todos os municípios. Os ex-presidentes da associação receberam uma placa comemorativa, e a família do prefeito Reinaldo dos Santos Barros, que faleceu aos 57 anos no dia 12 de março deste ano, recebeu uma homenagem póstuma. Santos era prefeito do município de Calçoene. O atual presidente da Ameap, Carlos Sampaio, também foi homenageado.

A programação do primeiro dia encerrou-se às 18h30, após o painel que destacou o último ano de mandato: regras e vedações para os gestores municipais nesse período. O consultor técnico da CNM, Valtuir Nunes, foi o painelista responsável por essa discussão. Na parte externa do Sebrae, foram montados estandes com produtos dos municípios e um balcão de informações do Governo do Amapá. Os participantes do evento puderam, através de um vídeo, dar um passeio contemplando as peculiaridades e beleza dos 16 municípios do estado.

53687524114_0a02a80393_k

Fotos: H. Torres

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...