Alap homenageia defensores públicos do Amapá

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou nesta segunda-feira (22), uma Sessão Solene alusiva ao Dia do Defensor Público, comemorado em 19 de maio.

Da Redação

Na ocasião, foram concedidos títulos de cidadão amapaense ao defensor público-geral do Amapá, José dos Santos Neto e à sub-defensora pública-geral do Amapá, Elena Rocha, em razão dos relevantes serviços prestados por ambos à sociedade amapaense.

Cabe a uma Defensoria Pública promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados. Em 2022, a Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) realizou quase 200 mil atendimentos e mais de 15 mil audiência públicas. Além de ter participado de mais de 500 eventos institucionais. “Esta sessão é para homenagear os 47 homens e mulheres defensores públicos do Amapá, que fazem este trabalho de atendimento, de acesso à justiça e que nós agradecemos, em nome do povo amapaense. Reafirmamos o compromisso da Assembleia Legislativa com a Defensoria Pública do Estado do Amapá”, disse a presidente da Alap, Dep. Alliny Serrão (União).

Os dois novos cidadãos amapaenses ingressaram na Defenap em 2019, aprovados no primeiro concurso da instituição. José dos Santos Neto nasceu em Pimenteiras/PI, e concluiu o curso de direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2011. Já Elena Rocha é natural de Belo Horizonte/MG, tendo se formado bacharel em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), em 2012. “Não há palavras para descrever a emoção. Eu costumo falar com meus amigos, colegas, que se eu tivesse encontrado uma lâmpada mágica e tivesse escolhido três pedidos, eu não teria desejado tanto quanto o Amapá me deu. Só tenho a agradecer a este estado que me deu uma família linda, um trabalho que eu tanto amo e a oportunidade de retribuir com mais e mais trabalho”, frisou o titular da Defenap. “É um dia muito marcante em minha vida. Sou apaixonada por esta terra, que proporcionou a realização de meu sonho de ser defensora pública e tantas coisas maravilhosas que, em decorrência disso, eu tive. Estou muito honrada, muito feliz, de poder dizer que sou cidadã amapaense”, completou a sub-defensora pública-geral.

Além da presidente da Alap, Dep. Alliny Serrão (União) e dos homenageados, compuseram a mesa de trabalhos, as seguintes autoridades: Dep. Edna Auzier (PSD), 1ª Secretária da Alap; Pr. Paulo Celso dos Santos, procurador-geral de Justiça do Amapá; Def. Eduardo dos Anjos, corregedor-geral da Defenap; Def. Ricardo Carvalho, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Amapá e Bruno Mineiro, prefeito de Tartarugalzinho, que representou a Associação dos Municípios do Amapá (Ameap).

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...