Residencial Barcelona

Em evento histórico, Assembleia Legislativa é reinaugurada totalmente revitalizada

Construído há mais de 30 anos, na esquina da Av. FAB com a rua Leopoldo Machado, no Centro de Macapá, o prédio da Assembleia Legislativa passou por uma reforma de 100% na estrutura. No início da noite de sexta-feira (20), o presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PL), inaugurou o novo espaço. “Hoje o dia é de muita felicidade e tranquilidade porque obras a gente tem duas alegrias: quando inicia e quando encerra. Nós encerramos cuidando não apenas do estado físico, mas também do estado humano, entregando um espaço onde as pessoas terão uma condição melhor, uma Assembleia para todos”, descreveu Kaká Barbosa.

Autoridades civis, militares, magistrados e política participaram do evento e elogiaram a nova estrutura, além de ex-deputados que contemplaram a nova galeria das legislaturas e relembraram fatos ocorridos em plenário. “Aqui foi nosso teste de fogo”, comentou, hoje o senador da República, Lucas Barreto (PSD), sobre a redução do número de cadeiras para a terceira Legislatura.

O primeiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-deputado estadual Amiraldo Favacho, destacou que na Assembleia Legislativa, está a base dos grandes embates e soluções que busca junto aos demais poderes. Parabenizou a presidência da Casa e os demais parlamentares pelo desempenho que resultou na reforma do prédio.

Várias autoridades que usaram da palavra, destacaram o legado que será deixado pela administração do presidente Kaká Barbosa, como a reforma geral e a realização do concurso público. A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Ivana Cei, foi uma delas. “O legado de um homem repercute na construção que ele deixa, como essa obra que foi pensada na população que precisava de um local digno”, discursou.

O vice-governador Jaime Nunes, destacou a importância da participação da sociedade nos trabalhos desenvolvidos pelos deputados estaduais. “O espaço reformado ficou melhor para atender cada vez mais a população que vem acompanhar o dia a dia dos parlamentares escolhidos para defender os interesses da sociedade. O presidente Kaká Barbosa está de parabéns em entregar aos deputados, servidores e à sociedade, o prédio totalmente reformado e, principalmente, por ter se preocupado com a acessibilidade”, diz acrescentando ser um momento de comemorar essa conquista.

Para os portadores de deficiência física, além de banheiros com acessibilidade, foi instalado um elevador para facilitar a mobilidade dentro do prédio, piso tátil e espaço reservado no plenário da Casa. Para atender a demanda, foram construídos 23 conjuntos sanitários, sendo 19 para uso geral, e quatro para pessoas com deficiência.

Ao fazer uso da palavra, representando os demais parlamentares estaduais, a deputada Cristina Almeida (PSB), citou o reconhecimento do parlamento em relação ao trabalho desenvolvido pela atual administração, sob a presidência do deputado Kaká Barbosa, dando condições para que legisladores e servidores possam desenvolver suas atividades, destacando o trabalho das comissões permanentes. “Como servidora desta Casa de Leis e hoje deputada, me sinto honrada em fazer parte desta legislatura e ver a preocupação com a estrutura física e, principalmente, fazendo que o povo respeite os parlamentares”, disse a deputada.

Orador

Em tom de emoção ao estar usando a tribuna de honra de Legislativo, após uma década sem mandato, o ex-deputado Paulo José, escolhido para falar em nome dos ex-deputados, frisou que a Assembleia Legislativa é a esperança do povo do Amapá. Após contar fatos históricos da vida de vários parlamentares, o PJ, como ficou conhecido no parlamento, encerrou seu discurso abraçado aos filhos: Paulinho Ramos (deputado estadual) E Adriana Ramos, vereadora de Macapá.

A servidora efetiva Gracilene Feio, que coordena o Departamento das Comissões, representou os servidores; agradeceu pela honra de fazer parte do momento histórico da Assembleia e destacou o empenho dos técnicos do Legislativo, auxiliando e assessorando a Mesa Diretora em todos os passos do trabalho.
Finalizando, o presidente Kaká Barbosa anunciou que até o fim de 2020 será inaugurado o anexo do Poder Legislativo. Além disso, revelou que o espaço será denominado de deputado Jarbas Ferreira Gato.

O que mudou na sede do Legislativo

Após as atividades terem sido transferidas para o Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço e o prédio ter passado por uma reforma completa (100%), a sede volta a receber deputados, servidores e os cidadãos amapaenses. O trabalho feito resgatou a imponência de um prédio, antes apagada pelo tempo. O espaço foi todo revitalizado e atende as exigências legais de acessibilidade, com modernas instalações para pessoas portadoras de deficiências.

As mudanças podem ser observadas já na entrada. A área de acesso para o prédio sofreu alteração e ficou mais fácil o embarque e desembarque. Dentro, as modificações foram surpreendentes. Ganhou equipamentos de segurança como um scanner por raio-x com o objetivo de detectar armas de fogo, explosivos, armas brancas, objetos com potencial letal e inflamáveis. Além disso, foi adquirido portal de detector de metais, o que aumenta ainda mais a segurança de quem acessar as dependências do prédio, e os seguranças ainda terão o auxílio de cinco detectores portáteis. Conta também com um moderno sistema de monitoramento de câmera 24h. Ao todo são 30 câmeras FULL HD, instaladas.

A climatização foi reformada e é feita por 94 centrais de ar condicionado, com os compressores instalados em plataformas externas para facilitar a manutenção. O plenário, ganhou novas estações de trabalho, iluminação e um sistema totalmente digital de áudio e imagem.

As pessoas que acompanharem as sessões, terão condições de acompanhar a votação por meio do painel de votação digital, instalado no plenário da Casa. Além disso, a presidência criou o painel orçamentário do Estado. Nele, será possível acompanhar o orçamento do Legislativo, o que entra e sai. São modernidades para tornar a gestão ainda mais transparente.

A Casa ganhou um moderno estúdio para Rádio/TV Legislativa e novos sistemas de telefonia. Protocolo, Recepção, Comunicação, Diretoria Legislativa, Cerimonial, Comissões, Gabinetes e Copa foram revitalizados dentro de um padrão arrojado com mobílias planejadas, cadeiras e novos computadores.

O setor de informática foi modernizado. A sala ganhou novos equipamentos que possibilitam aos técnicos condições de acompanhar todo o funcionamento do Legislativo. Além disso, conta com servidores modernos e com software atualizado para atender a Assembleia.

Para os portadores de deficiência física, além de banheiros com acessibilidade, foi instalado um elevador para facilitar a mobilidade dentro do prédio, piso tátil e espaço reservado no plenário da Casa. Para atender a demanda, foram construídos 23 conjuntos sanitários, sendo 19 para uso geral, e quatro para pessoas com deficiência.

Para comportar todas as modificações planejadas, os engenheiros desenvolveram um sistema elétrico com cabeamento, tomadas, iluminação, ampliação da rede de distribuição urbana, subestação trifásica de 750KVA, que conta ainda com grupo de gerador de 180KVA e rede de estabilização para o atendimento aos computadores do prédio, por meio de dois nobreaks, um de 20KVA e outro de 100KVA, com bancos de baterias.

Foi desenvolvido, também, um sistema de combate a incêndio, com hidrante subterrâneo, 6 caixas com duas mangueiras com 15cm, cada; 6 alarmes sonoros, com acionamento manual, uma porta de saída de emergência, 16 extintores de incêndio, 146 iluminarias de emergência e duas bombas de recalque de água de 6CV, cada. Foram instalados dois para-raios, para a proteção contra descarga elétrica.

Plenário

- Publicidade -

- Publicidade -

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...