Gove Header

Waldez reafirma compromisso pela alfabetização de todas as crianças na idade certa

Estado está entregando 88.246 mil kits pedagógicos do Programa Criança Alfabetizada aos estudantes das escolas públicas das redes estadual e municipal.

Garantir a alfabetização de todas as crianças amapaenses na idade certa é o compromisso assumido pelo Governo do Amapá através do Programa Criança Alfabetizada, que está entregando 88.246 mil kits pedagógicos para estudantes das escolas públicas da rede estadual e municipal.

VEJA TAMBÉM: Programa Criança Alfabetizada entrega mais de 88 mil kits pedagógicos às escolas de todo Amapá 

A entrega dos materiais foi acompanhada nesta terça-feira, 21, pelo governador do Amapá, Waldez Góes, que destacou a importância de trabalhar a alfabetização na fase inicial para que os estudantes ingressem mais bem preparados no ensino médio. “Esse é um programa de Estado que envolveu diversos atores para fortalecer o conceito de educação integral, desde a educação básica até a formação superior. Trabalhar a alfabetização nessa fase inicial garante que essa criança não apresente deficiências de aprendizado quando chegar mais à frente”, afirmou Góes.

O material que está sendo distribuído pela Secretaria de Estado de Educação (Seed) é composto por livros didáticos para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e kits pedagógicos com instruções em sala de aula para professores dessas séries. Ao todo, são 80.931 kits para estudantes e 7.315 kits para professores.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, destacou que essa é mais etapa do Programa de Aprendizagem do Amapá onde, além de práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas da rede estadual e dos 16 municípios, também garante incentivos fiscais, para reforçar a aprendizagem dos alunos matriculados do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. “Desde que o programa foi lançado, já colocamos em prática uma série de iniciativas como a formação continuada para todos os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores que atuam na alfabetização”, ressaltou a secretária.

Nesta etapa, já receberam os kits as secretarias de Educação dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão e Pracuúba. O secretário Municipal de Educação de Mazagão, Manoel Souza, comentou sobre a qualidade do material, que leva para dentro da sala de aula conteúdos regionalizados. “Através desse programa os nossos alunos tem acesso a um material que está dentro da nossa realidade e da nossa literatura, foi uma iniciativa muito louvável do governo em tomar à frente nesse processo”, ressaltou Souza.

Na próxima quarta-feira, 22, os municípios de Cutias do Araguari, Itaubal do Piririm, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá receberão os materiais didáticos. Na quinta-feira, 23, será a vez das escolas de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio receberem os carregamentos.

Calçoene, Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari terão acesso aos kits na próxima semana. A expectativa do Programa Criança Alfabetizada é que as entregas sejam realizadas, seguindo o cronograma estabelecido, até 31 de julho.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...