TCE na Comunidade inova com vacinação antirrábica com foco na guarda responsável
Com essa ação, o TCE/AP busca contribuir diretamente para o bem-estar animal e para a saúde pública, incluindo a prevenção de zoonoses.
Da Redação
No último sábado, 26, o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) realizou a Ação Social do VII TCE na Comunidade, integrando um novo serviço: a vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos. Com essa ação, o TCE/AP busca contribuir diretamente para o bem-estar animal e para a saúde pública, incluindo a prevenção de zoonoses. A ação iniciou-se com um momento especial: Tigre, um filhote de aproximadamente quatro meses, resgatado por David Amanajás da BR-156, foi o primeiro cão a ser vacinado.
O presidente do TCE/AP, conselheiro Regildo Wanderley Salomão, acompanhou o momento em que Tigre foi vacinado e destacou a importância da iniciativa: “Esta é uma ação que vai muito além do cuidado animal; é um investimento direto na saúde pública e na prevenção de doenças. Cuidar dos animais é também cuidar das nossas famílias e do nosso futuro” afirmou o presidente.
Realizada em parceria com a Prefeitura de Tartarugalzinho, a vacinação antirrábica fortaleceu a atuação preventiva do TCE/AP e promoveu o bem-estar animal. Ao incentivar práticas de guarda responsável, o Tribunal reforça seu compromisso com a correta aplicação dos recursos públicos, incentivando uma interação responsável e segura entre todos na comunidade.
O Tribunal de Contas destaca a importância de práticas de guarda responsável, que envolvem manter a vacinação em dia, oferecer alimentação adequada, garantir higiene, proteger de maus-tratos e evitar o abandono.
A iniciativa também se alinha as cinco liberdades do bem-estar animal, que garantem condições básicas para uma vida digna, reduzindo o sofrimento: Liberdade de fome e sede: acesso a água fresca e alimentação adequada. Liberdade de desconforto: um ambiente limpo, seguro e confortável. Liberdade de dor, ferimentos e doenças: assistência veterinária regular e cuidados preventivos. Liberdade de medo e angústia: uma vida livre de sofrimento físico e psicológico. Liberdade para expressar comportamentos naturais: espaços e estímulos adequados para que o animal possa brincar e se comportar naturalmente.
Publicidade (x)