Primeira parlamentar a assumir a presidência do Parlamento Amazônico é do Amapá

A nova Mesa foi eleita durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), evento realizado em 2021 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Da Redação

A Assembleia Legislativa do Amapá receberá comitiva de deputados que compõe o Parlamento Amazônico e dos Estados da Amazônia legal, que vem ao Amapá para a posse da nova Mesa Diretora e participar da primeira reunião ampliada, evento que será realizado no plenário do Poder Legislativo amapaense, no dia 7 de abril.

A nova Mesa foi eleita durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), evento realizado em 2021 em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A deputada Edna Auzier foi eleita como a presidente do Parlamento Amazônico, sendo ela a primeira parlamentar amapaense a conquistar esta posição e também será a primeira mulher a assumir a presidência do Parlamento Amazônico, nestes 20 anos de existência.

A nova mesa está composta pelos deputados estaduais: Jair Montes (RO), Ribamar Araújo (RO), Sinésio Campos (AM) e Nilton Bandeira (TO) para vice-presidentes; Jory Oeiras (AP) para tesoureiro; Lenir Rodrigues (RO) secretária-geral, Tayla Peres (RR) secretária, José Inácio (MA) e Edvaldo Magalhães (AC) secretários.

Parlamentares que vão compor o conselho fiscal, dentro do Parlamento Amazônico: Wellington do curso (MA) e José Luis Schafer – Tchê (AC). As secretarias temáticas serão coordenadas por: José Geraldo Santos Alves Pinheiro (RO) – Relações Institucionais; Dirceu Ten Caten (PA) – Juventude; Evangelista Siqueira (RR) – Direitos Humanos; Aldilene Souza (AP) – Mulher; Cirone Deiró (RO) – Agricultura e Terras; Cristina Almeida (AP) – Relações Internacionais; Paulinho Ramos – Saúde.

A Associação do Parlamento Amazônico tem mais de 20 anos de existência, criado como uma arma de defesa dos interesses dos povos que habitam a Amazônia Legal, e os Estados que dela integram que são: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Parlamento Amazônico, tem o compromisso de uma vez a cada mês se reunir na Sede do Poder Legislativo de um dos nove Estados, para ouvir a população, e buscar intermediar soluções para os problemas em comum.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...