PGJ Paulo Celso Ramos participa da abertura da 19º Semana Nacional de Conciliação

A Semana de Conciliação ocorre em todo o Brasil, de 4 a 8 de novembro.

Da Redação

Aproximadamente 1, 5 mil acordos devem ser resolvidos de forma amigável durante a 19ª Semana Nacional de Conciliação, iniciada nesta segunda-feira (4) com o tema “É Tempo de Conciliar”. O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, Paulo Celso Ramos, participou da abertura, que foi presidida pelo desembargador-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Adão Carvalho.

A Semana de Conciliação ocorre em todo o Brasil, de 4 a 8 de novembro. A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunais de Justiça dos estados, do Trabalho e Federais, com o objetivo de incentivar a resolução consensual de conflitos, com foco em acordos judiciais e extrajudiciais. No Amapá, as conciliações serão realizadas em todas as Comarcas, com o suporte do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec) e dos Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), dos 1º e 2º Graus.

O juiz Marconi Pimenta preside a Semana Nacional de Conciliação, com o apoio das juízas Joenilda Lenzi e Aline Perez. Também integram o grupo de trabalho servidores do Poder Judiciário amapaense. Durante a solenidade de abertura, o magistrado ressaltou que, em 2023, foram homologados acordos na Semana de Conciliação no valor aproximado de R$ 10 milhões. Também informou que neste ano o mutirão terá a parceria da CEA Equatorial e CSA Equatorial, para solução rápida de conflitos.

“O TJAP incentiva os acordos através de demandas espontâneas e da Semana de Conciliação, a exemplo do mutirão do Detran/AP, quando muitas pessoas puderam honrar seus compromissos, resolver seus problemas e reaver seus bens”, disse o juiz Marconi.

O PGJ Paulo Celso parabenizou o CNJ e o TJAP por mais uma edição da Semana de Conciliação, enfatizando ser uma oportunidade ímpar de solucionar problemas extrajudicialmente. “No MP-AP adotamos a prática de resolver conflitos na base do diálogo, da pacificação e da mediação, e tem dado certo porque a sociedade precisa de solução amigável e de forma imediata. Com certeza no TJAP também será mais um ano de sucesso, e afirmo que estamos à disposição para somar”.

O presidente do Tjap, Adão Carvalho, reforçou a importância das parcerias. “Iniciamos hoje mais uma Semana de Conciliação e iremos, com certeza, diminuir as demandas, propondo soluções céleres. Contamos com o apoio de diversos parceiros para que as conciliações sejam efetivas. Todos lograremos êxito”, finalizou.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...