Pesquisa de opinião vai definir nome da direita a disputar Senado pelo Amapá

O pastor Guaracy Júnior, a coronel da PM Palmira Bittencourt, o sindicalista Cirilo Fernandes, a desembargadora aposentada Sueli Pini e o advogado Waldeir Ribeiro são postulantes ao Senado.

Cleber Barbosa, da Redação

Guaracy Júnior, Palmira Bittencourt, Cirilo Fernandes, Sueli Pini e Waldeir Ribeiro são os nomes postos até o momento para concorrer ao Senado Federal entre os quadros da base bolsonarista no estado. Com a pré-campanha nos bastidores – nas ruas e nas redes – eles ainda dependem de uma definição para não esfacelar a direita no Amapá.

Essa definição poderá vir a partir da contratação de uma pesquisa de opinião pública, contratada por entidade neutra ou o próprio partido, de modo a se aferir quem reúne as melhores condições de encarar a disputa pela única cadeira a ser renovada nas eleições deste ano – vaga hoje ocupada por Davi Alcolumbre (DEM/AP).

SUELI PEREIRA PINI

Sueli Pereira Pini é natural do Paraná, formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Já foi procuradora em Rondônia e tornou-se juíza em 1991, no 1º concurso da magistratura do Amapá. Oriunda do 1º concurso da magistratura, empossada em 5 de outubro de 1991, Sueli Pereira Pini ascendeu ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Amapá, em 2013, pelo critério de antiguidade. Presidiu o TJAP no biênio 2015-2017 e foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá de 2017 a 2019. Foi a primeira mulher a compor a corte maior da Justiça amapaense e a primeira a presidir o tribunal.

WALDEIR GARCIA RIBEIRO

Advogado, pós-Graduado com Especialização em Direito e Gestão dos Serviços Sociais Autônomos (Sistema S), pelo Instituto Brasiliense de Direito Público em Brasília – DF; Está na diretoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (SEBRAE/AP) desde 2011, onde cumpriu dois mandatos como diretor de Administração e Finanças. Em 2018 foi eleito na chapa vencedora para ser diretor-superintendente da entidade no quadriênio 2018-2022.

CIRILO FERNANDES

Antônio Cirilo Fernandes Borges, 53 anos, nasceu em Macapá, e mora no bairro Congós, Zona Sul da cidade. É funcionário público federal há mais de 30 anos. Casado e com uma filha, ele ingressou na política em 2000, quando concorreu para vereador. Em 2018, disputou a eleição para governador do Estado, quando obteve 45.197 votos. E no ano passado, pelo PRTB, concorreu para prefeito da Capital, totalizando 11,8% dos votos válidos, ficando em quarto lugar.

PALMIRA BITTENCOURT

Mulher, mãe, dona de casa, competidora, instrutora, árbitro de judô, desenhista, bacharel em direito, escritora e coronel da Polícia Militar do Amapá. Coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Amapá (PMAP), Palmira Bittencourt foi a primeira mulher a ocupar o posto de oficial do estado dentre a PM e BM, formada na Academia do Rio de Janeiro. Mas, desde 2014 a coronel caminha pelo mundo político, pretendendo disputar novamente o Senado em 2022.

GUARACY JÚNIOR

Guaracy Batista da Silveira Júnior, de 46 anos, é pastor presidente Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), empresário e agropecuarista. Natural de Belém, mora no Amapá há 12 anos e em 2018 disputou sua primeira eleição pelo estado, concorrendo às duas vagas em disputa para senador, ficando na quarta colocação, com 40.558 votos, equivalente a 5,81% dos votos válidos.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...