Residencial Barcelona

Paulo Albuquerque cobra atualização da tabela do SUS para diagnóstico de câncer

Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, parlamentar do Amapá que também é médico faz importantes esclarecimentos sobre o tratamento do câncer no país

O senador Paulo Albuquerque (PSD-AP) cobrou em Plenário nesta quinta-feira (13) a atualização da tabela de valores pagos aos laboratórios de diagnóstico de câncer conveniados ao SUS. O senador lembrou que o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi celebrado no dia 4. De acordo com Albuquerque, somente com a atualização da tabela será possível cumprir a Lei 13.896, de 2019, que exige o diagnóstico da doença em hospitais públicos em até 30 dias, após a suspeita levantada pelo médico clínico.

Com a tabela desatualizada, disse, muitos laboratórios estão deixando de atender o SUS, o que atrasa os diagnósticos e dificulta o tratamento para câncer. “O Tribunal de Contas da União fez um longo estudo, em que aponta, entre outros fatores, a baixa remuneração como causa desse atraso no diagnóstico. A Sociedade Brasileira de Patologia vem comunicando o Ministério da Saúde, desde 2016, que esse problema precisa ser resolvido, entregando estudos de impacto e alertando para o fato de que os pacientes estão ficando desassistidos”, informou.

Acompanhe vídeo com a íntegra do pronunciamento de Paulo Albuquerque

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...