- Publicidade -

Ouvidoria Day debate transparência e controle social

Na abertura, a conselheira e controladora do TCE Amapá, Elizabeth Picanço, destacou que o papel dos Tribunais de Contas é de cobrar e fiscalizar o serviço público.

Da Redação

Experiências exitosas sobre a participação do cidadão na gestão pública foram discutidas nesta quinta-feira (16/03), em mais uma edição do Ouvidoria Day, evento nacional realizado no Amapá pelo Tribunal de Contas e que marca o Dia do Ouvidor.

Na abertura, a conselheira e controladora do TCE Amapá, Elizabeth Picanço, destacou que o papel dos Tribunais de Contas é de cobrar e fiscalizar o serviço público, para que atenda da melhor maneira possível o cidadão. “Os Tribunais de Contas e as ouvidorias têm papeis similares, ou seja, estarem juntos ao cidadão na fiscalização de um serviço público de qualidade”, destacou.

O conselheiro e ouvidor do TCE Amapá, Reginaldo Ennes, ressaltou que vivemos no Amapá do futuro, e que a construção de um Estado melhor passa pela participação de todos.

A controladora geral do Estado, Nair Mota, disse que o ouvidor tem a missão fundamental de dar voz ao cidadão.

Estudantes e professores também puderam falar sobre as experiências exitosas implementadas em 21 escolas estaduais, com o projeto Ouvidor do Futuro. Um deles foi o estudante Mateus Vinícius, da Escola Estadual Tiradentes, que mostrou aos mais de quatrocentos participantes do evento como o Ouvidor do Futuro tem mudado o comportamento escolar.

A professora Liliane Fonseca, da Escola Estadual Joanira Del Castillo, disse que a ouvidoria implementada na instituição mudou a cara da escola. “Hoje, nossa prestação de contas está no mural para que todos saibam como estamos investindo os recursos escolares”, comentou.

O tema “inclusão digital como instrumento de cidadania” também foi abordado no evento, pelos servidores Nelis Pereira e Max Cardoso que mostraram o funcionamento de aplicativo TCE na Prática, desenvolvido pelo TCE Amapá. “Buscamos desenvolver um aplicativo simples, mas que possa oferecer na prática informações e serviços disponíveis pelo Tribunal de Contas”, explicou Nelis.

A auditora de controle externo, Alice Abnader, falou sobre “controle social no exercício da função de auditoria nos Tribunais de Contas”.

As palestras do professor doutor Alberto Goerch, sobre empoderamento popular e controle social, e do conselheiro Reginaldo Ennes, sobre o papel das ouvidorias no século XXI, encerraram o evento.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...