- Publicidade -

MP-AP participa de ações estratégicas de fortalecimento da RAM

No decorrer do mês, o MP-AP estará participando e promovendo ações para conscientizar e combater a violência contra a mulher.

Da Redação

Iniciando as atividades relacionadas ao mês de conscientização e combate à violência contra mulher, a promotora de justiça Alessandra Moro, titular da 1ª Promotoria de Defesa da Mulher e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Mulher (CAO Mulher), participou, na manhã da terça-feira (1), de reunião na Assembleia Legislativa do Amapá, com representantes da Rede de Atendimento à Mulher que atuam na defesa, proteção e acolhimento às vítimas de violência doméstica no Amapá.

Durante o encontro foram discutidas diversas estratégias para o fortalecimento da Rede de Atendimento à Mulher no Amapá (RAM/AP), além do planejamento das ações preventivas e de conscientização que serão realizadas no decorrer de agosto, mês em que se comemora os 17 anos da vigência da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

A promotora de Defesa da Mulher de Macapá, ressaltou a importância desse encontro entre as instituições: “Esta integração resulta em benefícios à mulher vítima de violência doméstica, como aplicabilidade mais célere e eficaz da Lei Maria da Penha, que desde sua criação trouxe mudanças significativas para a sociedade, como as medidas de proteção às vítimas e a criminalização da violência psicológica. A união de esforços institucionais fortalece as políticas públicas e contribui para a redução dos altos índices registrados de violência contra a mulher no Amapá. Essas ações possibilitam cada vez mais o acesso das mulheres aos instrumentos de proteção, pois é primordial levar informações para que elas possam pedir ajuda e serem acolhidas a tempo”, declarou Alessandra Moro.

A presidente da ALAP, deputada estadual Alliny Serrão reafirmou o apoio e parceria da instituição, não apenas no mês de agosto, mas em todo o fortalecimento da rede de proteção. “Colocamos à disposição o nosso mandato e a presidência dessa Casa de Leis. É importante estarmos alinhados no combate à violência, e esta integração entre os Poderes é fundamental nessa luta para que as mulheres, sintam-se seguras e protegidas pelo Estado, e possam ter um recomeço longe do ciclo de violência, agressão e, nos casos mais graves, do feminicídio”.

No decorrer do mês, o MP-AP estará participando e promovendo ações para conscientizar e combater a violência contra a mulher. A instituição estará participando, na próxima segunda-feira, 7, da blitz educativa promovida pela ALAP, na Zona Norte de Macapá, distribuindo material informativo sobre violência doméstica. No dia 18 de agosto será realizado pelo MP-AP, o Ciclo de Palestras da Lei Maria da Penha, com a participação do promotor de justiça do MP de São Paulo, Rogério Sanches Cunha, a promotora Alessandra Moro, e o juiz do Juizado da Violência contra a Mulher de Macapá, Normandes Antônio de Souza.

Participaram também do encontro a deputada Edna Auzier, a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres Adriana Ramos e demais autoridades integrantes da Rede de Atendimento à Mulher.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...