- Publicidade -

MP-AP palestra para alunos do 9º curso da ROTAM

O Capitão Haroldo Alvarez, comandante da 1ª Companhia ROTAM e coordenador do 9º COR, agradeceu e fez a entrega do certificado de participação e homenagem aos 20 anos de atuação do destacamento no Amapá.

Da Redação

A palestra intitulada “Atuação da Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri e o Policiamento Ostensivo”, ministrada pela promotora de justiça Klisiomar Lopes, recebeu elogios de oficiais da Polícia Militar do Amapá e alunos do 9º Curso Operacional de ROTAM – COR/2023. A palestra abordou, de forma humanizada, sob a ótica do Ministério Público do Amapá (MP-AP), temas comuns na atuação das instituições de segurança pública no combate ao crime organizado, que impactam diretamente na comunidade, mostrando que a atuação conjunta deve ser avaliada como meta. A capacitação, para 20 (vinte) alunos, iniciou em 17 de abril e encerra no dia 17 de julho.

Aspectos jurídicos da atuação policial, princípios fundamentais, atuação policial na prisão em flagrante, audiências de custódia, intervenção policial e a morte de civis, a nova lei de abuso de autoridades, foram alguns dos itens expostos no decorrer da palestra. A promotora, titular da 2º Promotoria do Tribunal do Juri, fez a abordagem usando exemplos de sua experiência nas comarcas do interior, e à frente das atribuições da Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri da capital, considerando a segurança dos agentes, a situação emocional de familiares dos envolvidos, além de sensibilizar para o preparo físico e espiritual dos policiais, objetivando garantir o equilíbrio e uma atuação eficaz, além de assegurar a dignidade humana e a proteção da vida, bens e interesses da sociedade.

“Temos que nos unir para combater o crime organizado, derrubar crença sem fundamentos com relação à polícia e MP-AP, e os agentes têm que cuidar da mente, buscando fontes de aprendizado quanto à inteligência emocional no gerenciamento de crises durante as abordagens policias.  Nossa atuação precisa ser respaldada na legalidade, com atenção ao Boletim de Ocorrência, porque tudo tem que ser registrado, até mesmo para suporte na atuação do Ministério Público. Nossa união fortalece as forças policiais e garante o bem-estar da sociedade”, disse a promotora Klisiomar Lopes, que destacou ainda a importância do princípio da proporcionalidade no exercício das atribuições dos órgãos de segurança pública.

O Capitão Haroldo Alvarez, comandante da 1ª Companhia ROTAM e coordenador do 9º COR, agradeceu e fez a entrega do certificado de participação e homenagem aos 20 anos de atuação do destacamento no Amapá. “O Ministério Público é bem-vindo na Polícia Militar do Amapá, e a promotora Klisiomar está sempre à disposição para contribuir com nossa instituição. Os alunos oriundos de outros estados brasileiros como o Pará, Acre e Santa Catarina, elogiaram a participação, afirmando que é a primeira vez que veem o Ministério Público próximo da Polícia Militar.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...