Gove Header

Ministro Luís Barroso conclama eleitor amapaense a ir votar no domingo

Dirigente do Tribunal Superior Eleitoral diz em Macapá que a capital terá uma eleição livre, limpa e segura

Elden Carlos, do Diário do Amapá

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, que fez uma visita histórica ao Amapá neste sábado (05), um dia antes do pleito municipal eleitoral que escolhe prefeito, vice-prefeito e vereadores de Macapá neste domingo (06), afirmou, durante entrevista coletiva no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), que os macapaenses terão uma eleição com segurança e de forma limpa.

“Macapá será o único município do país a ter eleição municipal neste domingo. É um dia histórico, também, para a Justiça Eleitoral. Mas, podemos afirmar, com base em tudo o que vimos nesta visita, que o TRE/AP está preparado para realizar uma eleição livre, limpa e segura”, assegurou Barroso.

Ele lembrou que o primeiro turno das eleições na capital amapaense foi adiado depois de um pedido formulado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), e que a solicitação estava baseada em questões relacionadas diretamente à segurança pública.

“Não foi o apagão que motivou essa mudança, mas, sim, segurança pública. Foram identificadas movimentações de organizações criminosas e o contingente policial, naquele momento, para a capital do Amapá, não seria suficiente ante a ameaça. Penso que foi uma decisão acertada. Com isso, o policiamento que havia disponível para Macapá foi direcionado para reforçar os demais municípios. Em uma avaliação final, tivemos um pleito tranquilo nos demais municípios”, avalia o presidente do TSE.

Ele lembrou que a questão da segurança pública não foi ameaçada [em nível nacional], apenas no período eleitoral.

 

“Não é um problema registrado apenas nesse período. Sempre digo que me assustam três tipos de criminalidade: a das ruas, que são roubos, latrocínios, homicídios, dentre outros; a institucionalizada, que são os crimes de corrupção e desvio de dinheiro público, e o que envolve as facções, relacionados ao tráfico de drogas, armas e outros mais.”

O ministro também foi questionado pelos jornalistas sobre a segurança das urnas eletrônicas. Ele foi enfático ao afirmar que elas são um dos maiores avanços do sistema eleitoral no mundo, e que a segurança é inquestionável.

 

“As urnas são seguras desde a inserção de dados até o processo de transmissão, que é criptografado. É um sistema tão seguro que, desde 1996, não houve qualquer tipo de inconsistência, por exemplo, na comparação dos números impressos gerados após o fim da votação com os dados copilados no sistema eletrônico. O TSE trabalha todos os dias para que as eleições sejam decididas nas urnas, não nos tribunais”, assevera.

Luís Barroso também declarou que as eleições municipais de 2020 apresentaram um dado importante, mas ainda longe do ideal: A participação de mulheres na política. Ele lembrou que o percentual de candidaturas subiu de 12% para 14%, mas que isso ainda é muito pouco, já que elas representam 52% total do eleitorado no país.

Quanto aos negros, o presidente do TSE revelou não se tratar da ausência deles na política. “Um estudo mostra que o déficit não é de candidatos negros, não, mas de eleitos. Por isso foi importante o direcionamento do fundo eleitoral específico para negros. Nesta eleição, já houve um incremento de candidatos negros eleitos.”

Ao fim, Barroso deixou uma mensagem de esperança aos macapaenses. Ele pediu serenidade na hora do voto e lembrou a importância de avaliar os candidatos que apresentaram seus nomes para representar a população pelos próximos quatro anos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral assegurou que a apuração ocorrerá de forma célere, e que ainda neste domingo os macapaenses conhecerão seus representantes. Macapá, por ter 292.718 eleitores aptos a votar, pode ter segundo turno. Caso isso ocorra, os eleitores voltam às urnas em 20 de dezembro.

Reportagem: Cleber Barbosa

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...