Gove Header

Leda Sadala avança em tratativas para definição de piso salarial para a enfermagem

Deputada engata maratona pela aprovação de projeto que propõe piso salarial dos enfermeiros e redução de carga horária da categoria.

Da Redação

A deputada federal Leda Sadala (Avante-AP) reuniu – virtualmente –, com de representantes do movimento nacional Gigantes da Enfermagem, do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-MG) e cinco outros deputados federais, Greyce Elias (Avante/MG); Carlos Tito (Avante/BA); Dulce Miranda (MDB-TO) e Carmem Zanotto (CIDADANIA-ES); Mara Rocha (PSDB-AC) e Luiz Carlos (PSDB-AP). Em pauta, uma forte articulação para definição de um piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem.

A reunião On Line foi para afinar as discussões acerca do projeto de lei 459/2015, que tramita na câmara federal e que visa estabelecer o piso nacional para enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e parteiras. “Dizer nesse momento que essa pauta não só da Leda, mas sim de todos os entes da federação, de cada deputado que participa dessa luta”, observou a deputada amapaense. “Na maioria dos Estados da federação, o salário médio de enfermeiro inferior a dois salários mínimos, no Nordeste o salário de técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras a remuneração é até menor que um salário e isso tem que mudar”, afirmou o deputado Carlos Tito.

A deputada Carmem Zanotto que também já foi profissional da enfermagem. “Reconhecemos a exaustão desses profissionais que trabalham dia e noite e merecem pelo menos ser melhor remunerados”, destacou. “Nesse momento de pandemia, esses mais de dois milhões de profissionais espelhados Brasil afora têm feito um esforço imenso, tem colocado a sua saúde e a sua vida em risco em detrimento de todos, por isso merecem esse reconhecimento”, ponderou a deputada Greyce Elias. “Reconheço a importância dessa categoria, principalmente nesse período, por isso reforço essa luta junto com a deputada Leda. Contem comigo também”, sintetizou o deputado Luis Carlos.

Debate virtual

Carlos Cafezinho, um dos diretores do grupo movimento nacional Gigantes da Enfermagem, do Rio de Janeiro, avaliou o encontro como o início de uma grande vitória para os mais de dois milhões de profissionais de enfermagem espalhados pelo Brasil. “Nossa luta só está começando e em nome dos milhares de profissionais da enfermagem só temos a agradecer a deputada Leda e os demais deputados que estão abraçando essa causa”, retribuiu.

Também participaram da reunião, Bruno Farias – Presidente do COREN-MG; Maria do Socorro- Vice-presidente do COREN- MG; Cristina Morceli – Diretora do Gigantes da Enfermagem – PR; Fabio Pureza – Diretor dos Gigantes da Enfermagem/RS; Adelaide Alves Diretora do Gigantes da Enfermagem/SP; Jussara Pinho -Diretora dos Gigantes da Enfermagem/RJ; Louanne Barros -Diretor dos Gigantes da Enfermagem/SE e Bruno Oliver -Diretor Gigantes da Enfernagem/RJ

Publicidade (x)

 

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...