- Publicidade -

Iepa aponta fim de semana chuvoso no Amapá

As chuvas deverão variar de intensidade moderada à extrema, acompanhadas de ventos fortes e trovoadas.

Da Redação

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) aponta um fim de semana chuvoso em todo o estado. Nesta sexta-feira, 12, a previsão é de chuvas na maior parte do estado, com acumulados variando entre 15 e 45 mm e, com menor intensidade, sobre os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Podem ocorrer ventos fortes e trovoadas a qualquer hora do dia.

No sábado, 13, e no domingo, 14, as precipitações devem se manter com intensidades variando de moderada à extrema, na maioria das cidades amapaenses. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Em caso de ocorrências como quedas de galhos de árvores ou alagamentos, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Sábado 

No sábado, são esperadas chuvas isoladas em todo o estado. O dia deve começar e permanecer com céu encoberto e variação de nuvens. Estão previstas chuvas variando de intensidade moderada à forte sobre a maior parte do Amapá, com acumulados entre 18 e 67 mm. As precipitações menos intensas devem ocorrer sobre os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, com acumulados variando entre 1 e 16 mm.

Domingo 

O domingo também deve ser mais um dia com precipitações em todo o estado com trovoadas isoladas. Estão previstas chuvas variando de intensidade moderada a forte com acumulados entre 16 e 55 mm. As chuvas de intensidade forte à extrema poderão ocorrer sobre o arquipélago do Bailique e município de Itaubal, com acumulados variando entre 55 e 90 mm, e devem vir acompanhadas de ventos fortes e trovoadas.

Inverno amazônico 

Após o período de estiagem prolongada que atingiu o estado desde agosto de 2023, o mês de janeiro vem acompanhado de chuvas já esperadas, mas com um volume ainda maior quando comparado ao mês de dezembro, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...