Governo do Amapá inicia cirurgias do programa Mais Visão em Tartarugalzinho

Previsão é que, diariamente, sejam realizadas entre 70 e 80 cirurgias de catarata e pterígio, chegando a mais de mil intervenções durante o mês de junho.

Da Redação

O Governo do Amapá iniciou nesta segunda-feira, 23, as cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) do programa ‘Mais Visão’ no município de Tartarugalzinho, no norte do estado.

A previsão é que, diariamente, sejam realizados entre 70 e 80 procedimentos, chegando a mais de mil intervenções durante o mês de junho. Também serão atendidos na cidade pacientes que participaram das triagens nos municípios de Amapá, Calçoene, Ferreira Gomes e Pracuúba.

O agricultor José Gomes, 58 anos, morador da comunidade de Aporema, foi um dos atendidos durante o primeiro dia de cirurgias, ele operou o lado direito dos olhos para pterígio.

“Aqui nos tratam com muito respeito e atenção, tenho certeza que outras pessoas virão e também se sentirão bem atendidas. Após a cirurgia, tenho fé em Deus que a minha visão irá melhorar para poder trabalhar normalmente de novo”, comemorou.

O programa montou uma estrutura com duas salas para cirurgias, uma para cada procedimento. Também há salas de exames, consultas pré e pós-operatórias, garantindo a qualidade da assistência aos pacientes.

Tartarugalzinho é o quarto município a realizar cirurgias do Mais Visão, que já passou também por Oiapoque e Laranjal do Jari, além de Macapá, onde mantém uma unidade fixa de atendimento para casos de maior complexidade.

“Instalamos a carreta aqui sem nenhum prejuízo aos atendimentos em Macapá. O objetivo é poder ofertar o serviço no próprio município, com o maior conforto para que o paciente não precise se deslocar até a capital em busca dos procedimentos, queremos que o Mais Visão seja acessível para todos que precisam”, completou o coordenador geral do programa, Jacimone Siqueira.

Como agendar?

Pacientes interessados em agendar avaliação no município de Tartarugalzinho podem enviar a solicitação através do WhatsApp para o número (96) 98403-0143.

Nos casos de catarata, é preciso enviar fotos dos documentos de identificação, CPF, cartão do SUS e laudo do médico oftalmologista comprovando a doença. Caso o paciente seja maior de 50 anos o laudo não é necessário.

Para pterígio, é obrigatório o envio do laudo para todas as faixas etárias, entretanto, serão aceitos laudos expedidos por médicos de qualquer especialidade. A equipe deverá entrar em contato informando a data do agendamento em até 24 horas.

Caso seja detectado que o paciente precise passar por outros procedimentos, além de catarata e pterígio, ele será encaminhado para a unidade dos Capuchinhos, em Macapá, que é a responsável pelo tratamento de outras doenças da retina que exigem maior complexidade.

Mais Visão

O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo Governo do Amapá e pelo senador Davi Alcolumbre.

Iniciado em setembro de 2020, o Mais Visão já realizou mais de 361 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e atendimentos e acompanhamento pós-cirúrgico.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...