GEA promove 1° Festival da Juventude e amplia o número de cadastros no Passe Livre Estudantil

Programação contou com competição de jogos eletrônicos, apresentações esportivas e culturais, em Macapá.

Da Redação

A Praça da Bandeira, no Centro de Macapá, foi ocupada pelos jovens amapaenses nesta quinta-feira, 17, no 1° Festival da Juventude realizado pelo Governo do Amapá, reunindo empreendedorismo, esporte, cultura e serviços de assistência social.

Durante a programação, houve a retomada dos cadastros do Passe Livre Estudantil, que aumentou em 50% o número de vagas, e o lançamento do programa Jovem Descolado.

Um dos jovens que buscaram os serviços oferecidos foi Marcos Rodrigo da Rocha, de 28 anos, estudante do curso técnico de auxiliar de veterinário que para ir e voltar da instituição de ensino, utiliza o ônibus como transporte. Ele já foi beneficiário do Passe Livre Estudantil e aproveitou a oportunidade para voltar para o programa fazendo o recadastro.

“Eu já tinha sido contemplado, mas não fiz mais o recadastramento. Agora voltei porque é um benefício que me ajuda bastante financeiramente e dá uma folga nos custos do que preciso pagar no dia a dia nesse momento que estou em busca de uma qualificação”, descreveu Marcos.

Cumprindo agenda em Brasília, no Distrito Federal, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou do festival por vídeo, anunciando mais investimentos para dar oportunidades e estimular os jovens a buscarem um futuro melhor.

“Esse ano a gente ampliou em 50% o número de passes livres. Também temos uma série de serviços oferecidos neste que é o Festival da Juventude. Vem aí muitas novidades: vai ter o novo Amapá Jovem, o Jovem Habilitado, o Jovem Descolado, e outros programas, porque juntos nós queremos construir um horizonte onde a juventude participe, do Centro à periferia, do quilombo às regiões ribeirinhas. Queremos a juventude no protagonismo da nossa história”, afirmou o governador.

Transversalidade

Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, o programa Passe Livre Estudantil aumentou em 50% o número de vagas ofertadas para garantir a gratuidade no transporte público aos estudantes de baixa renda na Região Metropolitana de Macapá, que também integra Santana e Mazagão.

“Esse é um momento único de poder acessar benefícios de cidadania, balcão de oportunidades de emprego para a juventude, qualificação, empreendedores jovens, tudo aqui no Centro de Macapá. São políticas públicas de inclusão, para que a nossa juventude possa trilhar o caminho do sucesso”, afirmou a secretária, Aline Gurgel.

Festival da Juventude

Com o tema “Celebrando o Passado e Consolidando o Futuro”, a programação homenageou os 80 de criação do ex-Território do Amapá e os 10 anos do Estatuto da Juventude. O Festival, que contou com artes marciais, grupo de marabaixo, capoeira, break dance, bandas locais e DJs, será levado a outros municípios pelo Governo, a partir da Secretaria de Políticas para a Juventude (Sejuv).

“Esse festival aqui na praça da Bandeira inaugura a série de programações que vamos levar também para o interior do estado. O Governo do Amapá entende que esses serviços públicos de cidadania, lazer e emprego precisam chegar também aos demais municípios distantes da Região Metropolitana de Macapá. É um novo momento para a juventude do Amapá”, pontuou a secretária da Sejuv, Priscila Magno.

Oportunidades aos jovens

Na programação houve o lançamento do Programa Jovem Descolado, idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e realizado junto ao Governo do Amapá, com o objetivo de ampliar a empregabilidade e o empreendedorismo entre a juventude. O programa vai oferecer para jovens de 18 a 29 anos formação técnica durante 2 meses. As inscrições acontecerão de 28 de agosto a 1° de setembro, na sede da Sejuv.

O Governo do Estado considera que os investimentos no empreendedorismo, desde o pequeno ao grande empresário, impulsionam o desenvolvimento econômico do Amapá, por isso, desde o início do ano, tem investido nesta área.

“A partir do Passe Livre Estudantil, a gente consegue diminuir a evasão escolar. O governo trabalha por meio da transversalidade e por isso trouxe para a praça as políticas públicas voltadas para a juventude. Precisamos que o jovem se qualifique, que permaneça estudando para que possa ter acesso às oportunidades que criamos para impulsionar a economia. Além de gerar emprego e renda, o governo busca proporcionar a dignidade que a juventude também merece”, comentou o governador em exercício, Teles Júnior.

Qualificação

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mais de 250 jovens passaram pelo curso de instalador de sistemas fotovoltaicos até agora. Na Casa do Trabalhador, no dia 9 de agosto, o 1° Feirão de Empregos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ofertou 244 vagas, como recolocação no mercado de trabalho ou oferta da primeira oportunidade de trabalho formal.

Além disso, em julho, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) concluiu o segundo ciclo do Programa Minha Primeira Empresa e lançou as inscrições para a nova etapa. Elas ficam abertas até 30 de agosto (confira os editais).

Eden Willian Silva, de 25 anos, participou do Minha Primeira Empresa, reorganizou o empreendimento dele, abriu o espaço físico no mês de abril e recebeu um fomento que o permitiu investir no próprio negócio, de comercialização de produtos nerds, como quadrinhos, bonecos e acessórios.

“Uma boa parte desse material que está aqui hoje foi produzido com esse financiamento. A gente estava bem perto de fechar, mas decidi participar do programa como esperança, e mudou o rumo da empresa. Como jovem empreendedor, já errei muito nesses 5 anos, tentando acertar. Quando entrei no Minha Primeira Empresa, tive curso de controle financeiro e só isso já me ajudou bastante”, celebrou o jovem.

Coordenado pelo Governo do Amapá, por meio das secretarias e autarquias, o Festival da Juventude contou com parceiros como: Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sebrae, Senai, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (Feapee), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Setap), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Conselho Tutelar e Central Única das Favelas (Cufa).

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...