GEA garante segurança da população durante os 10 dias da 52ª Expofeira do Amapá

Cerca de 200 mil pessoas circularam diariamente pelo Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, durante o evento.

Da Redação

O Plano Integrado de Segurança do Governo do Estado, montado para os 10 dias de programação da 52ª Expofeira do Amapá, garantiu resultados positivos na proteção e defesa da população. O Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, recebeu em média 200 mil pessoas durante o evento.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mais de 5 mil agentes das polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo (GTA), atuaram na operação com reforço de sistemas e equipamentos tecnológicos.

“Todo o esquema de segurança realizado durante a Expofeira foi um sucesso. Os resultados obtidos foram extremamente exitosos. Foram cerca de 2 milhões de pessoas, que passaram de forma rotativa pelo evento, e não tivemos registro de nenhuma ocorrência grave, nem no interior do parque, nem nas intermediações”, explicou José Neto, secretário de Segurança.

O gestor destacou a importância da Central de Monitoramento, instalada dentro da Expofeira, com câmeras de reconhecimento facial, para verificação de restrições da Justiça, como uso de tornozeleiras, e drones para patrulhamento e controle de tráfego, que reforçaram o trabalho dos agentes.

“O trabalho de segurança planejado pelo Governo do Estado fez com que o cidadão se sentisse seguro para visitar o evento e voltar por várias vezes, inclusive com a família. A população também ajudou pelo sentimento de curtir com alegria e tranquilidade o retorno da Expofeira.”, garantiu José Neto.

Durante a programação, foram abordadas 1,7 mil pessoas, com averiguação de 298 suspeitos, sendo seis conduzidos à Delegacia de Polícia. Policiais militares também realizaram abordagens a veículos no entorno e dentro do parque tendo como resultados, 157 carros verificados e 13 motocicletas. Houve também a recuperação de 10 objetos.

A Polícia Civil (PC) registrou no período do evento, 31 furtos, sendo 19 de aparelhos celulares, e, uma ocorrência de roubo. Houve ainda oito lesões corporais, sem gravidade, 10 perdas e apresentações de documentos e objetos.

O Corpo de Bombeiros contabilizou 98 ocorrências, sendo 27 de acidentes sem gravidade, como quedas, e 71 atendimentos clínicos, a maioria por mal-estar físico e consumo excessivo de bebida alcoólica. Foram realizados seis salvamentos de pessoas e um combate a incêndio.

A Polícia Científica do Amapá (PCA) realizou perícia de dois acidentes de trânsito, na Rodovia Josmar Pinto (JP). Médicos e peritos também fizeram três exames de lesão corporal.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...