GEA capacita profissionais de saúde de Oiapoque sobre acolhimento humanizado da mãe e do bebê

A capacitação acompanha a reforma estrutural para ampliar os atendimentos obstétricos no Hospital de Oiapoque.

Da Redação

O Governo do Amapá capacita profissionais de saúde do Hospital Estadual de Oiapoque (HEO) sobre a importância do acolhimento humanizado da mãe e do bebê durante o parto e o nascimento. A capacitação iniciou na segunda-feira, 8, e acompanha a reforma estrutural que acontece na unidade de saúde para ampliar os atendimentos obstétricos do local.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oportuniza a técnicos em enfermagem e enfermeiros do HEO a participação em um intercâmbio multiprofissional com a equipe de saúde da Maternidade Bem-Nascer, na Zona Norte de Macapá.

A capacitação dura uma semana e, ao longo do processo, os sete profissionais recebem orientações e acompanham a rotina da Bem-Nascer. A enfermeira obstétrica Renata Silva destaca a importância da capacitação para o aprimorar os atendimentos oferecidos às pacientes de Oiapoque.

“Vamos implantar tudo o que pudermos na nossa rotina do Hospital de Oiapoque, respeitando sempre as escolhas das pacientes, como estamos vivenciando aqui na maternidade”, afirmou a enfermeira.

De acordo com o articulador estadual da Rede Materno Infantil, Weslley Lieverson, capacitar os profissionais é uma estratégia do Governo do Estado para garantir mais dignidade aos pacientes.

“Esse trabalho que estamos desenvolvendo aqui faz parte do plano de melhorias na humanização do parto do Hospital de Oiapoque. Estamos trabalhando nisso há seis meses, desde melhorias físicas até o aprimoramento dos profissionais que atuam lá. A intenção é que eles conheçam a metodologia de trabalho da Bem-nascer e possam aplicar na realidade deles”, ressalta Weslley.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...