GEA anuncia flexibilização e retorno presencial das aulas nas redes pública e privada

Redução nos números de casos, óbitos e internações por covid-19 permitem o avanço; medidas preventivas, como o uso de máscaras, ainda são necessárias.

Da Redação

O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou o retorno 100% presencial das atividades nas escolas públicas e privadas do Estado, respeitando as medidas sanitárias já adotadas pelas unidades de ensino. A decisão integra as medidas adotadas no Decreto Estadual Nº1113, que entra em vigor na terça-feira, 8, com validade de 28 dias.

“É um momento  histórico porque, depois de 6 semanas consecutivas de queda no número de óbitos e diminuição da taxa de reprodução viral, foi  registrado  um único caso de covid  em todo território amapaense, o que nos permite flexibilizar uma série de outras atividades, como a volta das aulas presenciais das redes pública e privada”, reforça o governador, reforça Góes.

VEJA O DECRETO AQUI E OS ANEXOS AQUI

O novo documento flexibiliza outras atividades, como shows ao ar livre e em locais fechados, além do retorno das atividades 100% presenciais do serviço público.

A nova orientação atende às recomendações do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (Coesp), apresentado em reunião realizada no Palácio do Setentrião nesta segunda-feira, 7. O relatório mostra uma queda de 92% no número de casos confirmados entre as duas últimas semanas epidemiológicas: redução de 204 casos confirmados em todo o Estado para 57 registros, o menor número desde o início da pandemia.

Também houve redução de 200% na taxa de contágio por covid-19 no Amapá. Quantos aos índices de risco de contaminação, 14 municípios se encontram em risco baixo, enquanto Vitória e Laranjal do Jari estão em risco muito baixo.

VEJA AQUI O RELATÓRIO EPIDEOMIOLÓGICO

Para o superintendente de Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, os números positivos são um incentivo ainda maior para continuar ampliando a vacinação no Estado.

“Esse é o melhor resultado que nós temos em todo o processo de enfrentamento à pandemia no Amapá. Nós temos uma ferramenta fundamental que é a vacinação e, com o retorno das aulas, nós precisamos ampliar os nossos números, principalmente das crianças que estão retornando para suas atividades escolares”, explica Malafaia.

Com a intensificação da vacinação, o Governo do Estado conseguiu reduzir a média diária de casos da doença, que chegou a atingir média diária de 2.148 registros em janeiro e, agora , se estabiliza com média de 8 casos por dia. A redução se estende também para o número de óbitos, com queda de 77%, entre as duas últimas semanas, e de internação, com uma redução 71,21% até o último sábado.A vacinação e as medidas de proteção à vida têm sido de extrema importância para garantir o avanço contra a pandemia no Amapá. Segundo a gerente do Centro de Informações em Vigilância em Saúde, Solange Sacramento, mesmo com os indicadores positivos, não se pode relaxar nas medidas de proteção que já são parte da rotina do amapaense.

“Não podemos esquecer o que já sabemos, o uso da máscara só pode deixar de ser obrigatório quando alcançarmos 90% de cobertura vacinal, esse é o básico para continuarmos vencendo a pandemia”, reforça Solange.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 1.009.759 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 67,91% receberam a primeira dose da vacina e 61,60% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.

Publicidade (x)
você pode gostar também
Comentários
Carregando...