Residencial Barcelona

Exército Brasileiro troca o comandante do 34º BIS, em Macapá

O coronel de Infantaria Gelson de Souza, que esteve à frente do Batalhão nos últimos dois anos, passou o comando ao tenente-coronel Fábio Linhares Marques da Cruz. A cerimônia foi realizada nas instalações do Comando de Fronteira Amapá (CFAP/34° BIS), na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, bairro Alvorada, em Macapá. A cerimônia foi presidida pelo general Giovani Quint, atual comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e prestigiada por diversas autoridades locais.

Os Comandantes e demais integrantes do Comando de Fronteira Amapá e 34° Batalhão de Infantaria de Selva, “Batalhão Veiga Cabral” vêm, há mais de 50 anos, trabalhando com afinco na defesa e proteção da fronteira norte do Brasil. O Batalhão participa de diversas operações militares no âmbito do Comando Militar do Norte, tais como Operação Pedro Teixeira, Operação Cabo Orange, Operação Curare Oriental, Operação Grão-Pará, Operação Tumucumaque e Operação Keriunutu. Recentemente, esta Organização Militar demonstrou pronta resposta nas ações humanitárias associadas às enchentes no município de Laranjal do Jari, localizado na porção sudoeste do Estado do Amapá.

Recentemente, por ocasião dos incêndios na região amazônica no segundo semestre do corrente ano, os militares do 34° BIS participaram da Operação Verde Brasil, demonstrando grande capacidade de adaptação às novas realidades do combate de 4ª dimensão. O 34° BIS tem ainda sob sua responsabilidade a Companhia Especial de Fronteira de Clevelândia de Norte e seu Destacamento Especial de Fronteira de Vila Brasil e o 1º Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós –o mais isolado da Amazônia Brasileira.

Coronel Gelson deixa o comando do Batalhão Veiga Cabral, mas permanece na Guarnição de Macapá para ser o oficial de Operações da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e, em seguida, realizará o Curso de Segurança Nacional e Estratégia de Recursos na Universidade Nacional de Defesa, em Washington, nos Estados Unidos da América.

Ao assumir o comando do CFAP/34°BIS, o tenente-coronel de Infantaria Fábio Linhares Marques da Cruz, estava servindo no Centro de Inteligência do Exército, em Brasília-DF. O militar, natural do Rio de Janeiro, foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2017. Foi declarado Aspirante -a- oficial em 1997 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende-RJ, tendo servido em diversas regiões do Brasil ao longo de sua carreira.

As famílias

TRADIÇÃO: As famílias dos comandantes sucessor e sucedido sendo homenageadas no salão de honra do 34º BIS
você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...