Residencial Barcelona

Em centro tecnológico na Bahia, Aline pede apoio à indústria da pesca no Amapá

Integrante da bancada feminina da Câmara dos Deputados, a deputada federal Aline Gurgel (Republicanos/AP) liderou uma representação daquele colegiado em uma visita ao CIMATEC, centro tecnológico do Senai na Bahia. Estiveram presentes também as deputadas federais Lídice da Mata (PSB/BA), Edna Henrique (PSDB/PB) e Elcione Barbalho (MDB/PA). Na ocasião, Aline Gurgel encomendou um estudo para o desenvolvimento de um projeto tecnológico em Oiapoque/AP, para a indústria pesqueira.

Após assistir a uma apresentação sobre o potencial tecnológico e pedagógico do SENAI CIMATEC, as parlamentares conheceram alguns dos principais laboratórios e centros de pesquisa do campus, como a Fábrica Modelo 4.0, a Planta de Manufatura Avançada com Segurança Cibernética Industrial, o Laboratório de Testes Aeronáuticos e o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial.

“Estamos vivendo uma revolução tecnológica, a Indústria 4.0 está vindo com tudo, e o SENAI CIMATEC está muito além do que vemos no dia a dia. É muito importante, para nosso país, ter um Centro Tecnológico como esse”, declarou Aline Gurgel. A deputada não deixou de observar a presença feminina entre as cientistas da Instituição: “Ainda precisamos avançar bastante, mas é importante observar que as mulheres conseguem ocupar cargos que antigamente não conseguiriam”.

Acompanhe vídeo com pedido para uma solução tecnológica no Amapá

Em nossa visita na CIMATEC, a maior escola de tecnologia do norte-nordeste do país, encomendamos um projeto maravilhoso para o Oiapoque, que irá dar um destino sustentável para as carcaças de peixe que sobram após a retirada do filé de peixe. O nosso mandato municipalista está buscando soluções para todos os municípios!

Posted by Aline Gurgel on Monday, September 9, 2019

As visitantes também tiveram experiências de imersão no ambiente de realidade virtual que simula uma missão do robô Flatfish. “Estou maravilhada. É muito gratificante para nós, que estamos em Brasília para cuidar do Brasil, ver que existe um centro dessa magnitude do coração do Nordeste”, disse Edna Henrique.

Em seus perfis nas redes sociais, Lídice da Mata relatou sua experiência com o Flatfish e frisou o potencial científico e de ensino da Instituição: “Hoje visitei, mais uma vez, o SENAI CIMATEC e um de seus projetos mais inovadores, o Flatfish. Ele é um robô de inspeção de águas profundas em 3D, que pode auxiliar na exploração de petróleo e gás. Inovação de nível internacional no Brasil. O centro de aprendizado chega a capacitar 30 mil pessoas por ano, em cursos de pós-graduação, graduação e extensão, entre outros”, publicou a deputada baiana.

- Publicidade -

- Publicidade -

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...