- Publicidade -

Deputada Alliny Serrão em sessão ordinária, expos a situação dos dois municípios do sul do Estado

A deputada disse que já solicitou do Dnit a retirada dos troncos e galhos presos na ponte, justificando a preocupação com o acesso das pessoas.

Da Redação

“é preocupante o momento crítico que passa as comunidades e municípios do sul do estado”, esta foi a fala da deputada Alliny Serrão que se pronunciou no grande expediente da sessão ordinária desta manhã (23/3/22) e expôs a situação em que se encontram os dois municípios do sul do Estado: Laranjal e Vitória do Jari e a comunidade do Cajarí.

O número de vítimas da enchente tem crescido, e segundo levantamento da defesa civil já são, até o momento, seis famílias desalojadas, 10 bairros atingidos, 178 residências, que dá um total de 707 pessoas atingidas com a enchente.

“Estamos fazendo esse acompanhamento de perto junto com a defesa civil municipal. Foi solicitada ajuda do governo do estado que disponibilizou de imediato uma equipe da defesa civil estadual para estar trabalhando no local”, informou a deputada Alliny.

Segundo informações dadas pela parlamentar, que reside em Laranjal do Jari, “geralmente o nível do rio começa a subir nos meses de abril e maio, e neste ano, o volume do rio aumentou já no mês de março causando a enchente que atingiu os 10 bairros só no município de Laranjal”.

Para parlamentar a preocupação é a de saber que ainda terão um longo período de chuvas previstas para região, e por isso estão chamando a atenção dos órgãos competentes e trazendo um alerta para esta situação.

Deputada Raimunda Beirão que é representante e moradora de Vitória do Jari, município vizinho, disse que é “muito triste que isto esteja acontecendo já no mês de março, cuja a previsão é de muita chuva para região do Vale do Jari”.

Para as parlamentares, é muito importante que haja união dos poderes para solucionar o problema, pois além dos municípios, a comunidade de Água branca do Cajarí, próxima 65km de Laranjal, sofreu uma enxurrada que atingiu várias casas e levou com ela galhos e troncos de árvores que ficaram presos na ponte sobre o Rio Cajarí e isto tem causado um grande transtorno para quem precisa chegar até os municípios do Vale do Jari.

“é uma preocupação pertinente devido a enxurrada que atingiu a comunidade devido a importância dessa ponte para o acesso aos dois municípios. Parte da ponte já está interditada e caso algo de mais grave aconteça, a população dos dois municípios ficará isolada”, declarou a deputada Alliny Serrão.

A deputada disse que já solicitou do Dnit a retirada dos troncos e galhos presos na ponte, justificando a preocupação com o acesso das pessoas. A parlamentar relatou ainda que já solicitou explicações sobre o acidente nos pilares da construção da ponte sobre o Rio Jari, causado pela empresa madeireira, e sobre a responsabilização dos devidos culpados visto que ali tem dinheiro público investido.

Todos os parlamentares presentes na sessão, se mostraram solidários com a causa. O deputado Paulo Lemos que é ouvidor do Poder Legislativo, disse que a ouvidoria tem recebido as diversas reclamações feitas pela população dos municípios do Vale do Jarí em relação a estrada, a situação da ponte e da enchente. Afirmou que estará presente e vai acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados e trazer as demandas para ser dado o encaminhamento devido.

Já a deputada Edna Auzier falou da importância de se promover campanhas de doação de roupas e calçados para ajudar as famílias atingidas e ainda fazer a interlocução junto ao governo do estado para que os órgãos competentes possam estar prestando auxílio para os municípios. E este Poder Legislativo estará indo até os locais atingidos pela enchente para verificar a situação e prestar ajuda.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...