Gove Header

Governador Waldez entrega equipamentos para atendimento de Covid no HU

Entrega ocorreu nesta segunda-feira, 14. Estratégia será expandida para Oiapoque e Laranjal do Jari.

Da Redação

Nesta segunda-feira, 14, o governador do Amapá, Waldez Góes, entregou 30 cânulas nasais de alto fluxo (CNAF) para auxiliar no atendimento aos pacientes com covid-19 internados no Hospital Universitário (HU). Os equipamentos são utilizados nos casos de insuficiência respiratória aguda, podendo reduzir consideravelmente a necessidade de ventilação não invasiva ou intubação.

Os equipamentos representam mais oferta de oxigênio para o paciente internando, evitando que evoluam para casos graves e contribuindo para a redução de mortalidade.

“Esses equipamentos fazem parte de mais uma estratégia que estamos adotando para evitar que os pacientes cheguem ao estágio mais grave da doença, que exige a intubação, e melhorar ainda mais a assistência aos acometidos pela covid-19”, informou Góes.

Na ocasião, Góes também determinou que a metodologia seja ampliada para os hospitais de Oiapoque e Laranjal do Jari.

“Já autorizei a Sesa a expandir essa estratégia para Laranjal e Oiapoque, onde já instalamos as usinas de oxigênio, que permitem o uso dessa tecnologia”, informou.

A equipe do HU passará por um treinamento para uso dos equipamentos que serão utilizados na assistência aos pacientes.

“As equipes serão treinadas para o uso dessa tecnologia, que reforça e melhora a assistência aos paciente internados aqui no HU e, posteriormente, em Laranjal e Oiapoque”, disse o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.

Também chamado de cateter, o CNAF é um equipamento moderno adquirido pelo Governo do Estado, e é mais confortável para o paciente, oferecendo ar aquecido e umidificado em alta velocidade e sem risco zero de lesão pulmonar em pacientes que já possuem lesões causadas pela covid-19, facilitando a troca respiratória.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...