Círio 2022: após dois anos, procissão retorna às ruas de Macapá

A procissão havia sido paralisada devido à pandemia da covid-19. Este ano, a festa em homenagem à padroeira da Amazônia retornou com a programação normal.

Da Redação

A volta da grande procissão do Círio de Nazaré 2022, aqueceu os corações de aproximadamente 150 mil fiéis que percorreram as ruas de Macapá neste domingo, 9. A peregrinação religiosa é o ponto alto da festa e não acontecia há dois anos, em decorrência da pandemia da covid-19.

Neste ano, o Círio comemora 88 anos e traz como tema: “Maria de Nazaré, intercedei por nós: sem paz não temos alegria, sem amor não temos vida”. As celebrações iniciaram às 7h da manhã no Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, com a missa ministrada pelo bispo do Amapá, Dom Pedro Conti, que comemorou o retorno da maior procissão religiosa do estado.

“Hoje temos o Círio da alegria, do amor, esperança e, principalmente, gratidão a Deus por estarmos aqui celebrando esse momento como antes. Sempre com muita fé e em comunhão com nossos irmãos, que são coisas que transformam vidas”, declarou o bispo.

Para o gerente comercial Márcio Santos, de 54 anos, a procissão é uma tradição de família e todos os anos ele participa. Este ano ele veio agradecer a Santa pela recuperação de sua saúde.

“Em casa tenho um altar para minha santinha, e todos os dias acendo uma vela para ela agradecendo pelo milagre que fez em minha vida. Hoje, eu não poderia faltar nesse ato de fé e pedir mais uma vez por sua benção e proteção”, revelou Marcio.

Segurando a representação de sua casa e com os pés descalços, a doméstica Maria Domingas, de 53 anos, veio sozinha ao Círio para pagar a sua promessa, que fez com a Santa em 2021.

“Eu pedi a minha virgem santíssima que tivesse o meu pedaço de chão para morar, e que conseguisse realizar o sonho da casa própria. E eu consegui, graças ao meu ato de fé, realizar meu sonho em 3 meses, e hoje, também vim pedir pela saúde de meu filho, com a certeza que logo ele estará aqui comigo agradecendo”, disse Maria.

Já o carpinteiro Edielson Pereira, de 47 anos, veio acompanhado de sua esposa e filha, ele disse que também conquistou o sonho da casa própria graças a uma promessa que fez com a nossa Senhora de Nazaré há 5 anos. Emocionado, ele relatou que construiu seu lar aos poucos e com as próprias mãos.

“Meu avô me repassou sua profissão e me ensinou a ter fé. Trouxe com orgulho a representação da minha casa feita em madeira, com o suor do meu trabalho e com as benções de Deus e da minha santa. Quero repassar para meus filhos e netos a importância de ter fé e sempre agradecer por nossas conquistas”, declarou Edielson.

O governador Waldez Góes acompanhou o Círio de Nazaré junto com a família. Para ele, a procissão é um momento de renovação da fé e gratidão a Deus sobre a proteção do Manto da Nossa Senhora de Nazaré.

“Manifesto aqui minha gratidão eterna pela saúde, prosperidade, pela proteção ao povo do Amapá, e digo essas palavras em nome da minha família e colaboradores de governo, que após 2 anos de pandemia, nossa fé em Deus, na ciência, na vida, se ampliou ainda mais, e a Nossa Senhora de Nazaré sempre protegeu o povo amapaense”, afirmou Waldez.

O Governo do Estado montou um esquema de segurança para proteger os fiéis durante a peregrinação. Mais de 333 agentes do Estado atuaram na ação conjunta. Entre eles, policiais e bombeiros militares, que estavam fazendo a gestão de risco com patrulhamento e ambulâncias a postos durante todo o percurso.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...