Chamada escolar começa na próxima segunda-feira (17) no Amapá

Segundo Muller, é através da chamada que o estado e os municípios conseguem visualizar as demandas e organizar a estrutura física, os docentes e os alunos da rede.

Da Redação

Nesta sexta-feira (14), Ryan Muller, coordenador de educação básica e profissional da Secretaria Estadual de Educação do Amapá, explicou na Rádio Assembleia 93.9 FM os objetivos da Chamada Escolar. A pesquisa funciona como um censo da educação estadual e será realizada no período de 17 de outubro a 17 de novembro de 2022 através do site www.escolapublica.ap.gov.br ou de formulários que serão distribuídos pelas unidades escolares. Segundo Muller, é através da chamada que o estado e os municípios conseguem visualizar as demandas e organizar a estrutura física, os docentes e os alunos da rede.

“Preencher a chamada não garante a vaga mas dá mais instrumentos ao estado para que possamos abrir ofertas que se encaixem melhor na demanda exposta”, afirma. Atualmente, o estado conta com 20 mil professores e quase 400 unidades escolares entre escolas de ensino infantil, fundamental e ensino médio. “Notamos um aumento de quase cinco mil alunos entre 2019 e 2022. Estávamos com 115 mil estudantes e hoje contamos com 120 mil, foi um aumento considerável e precisamos analisar e direcionar essa nova demanda”, detalha o coordenador.

Uma das principais questões que estão sendo organizadas é a recomposição da aprendizagem. “O que notamos com a volta das aulas presenciais é que temos alunos que não conseguiram aproveitar a oportunidade de ensino à distância e estão com uma defasagem. Há crianças no sexto ano do fundamental que não sabem nem ler nem escrever. Então, estamos montando estratégias para ajudar essas crianças e, ao mesmo tempo, não atrasar o desenvolvimento das outras que conseguiram acompanhar o assunto mesmo durante a pandemia”, reforça. Os dados serão analisados até janeiro, quando será aberto oficialmente período de pré-matrícula, e o ano letivo deverá começar apenas no início de março.

Foto: Olavo Reis

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...