Cerimônia de Aposição das Luvas marca nova etapa para mais de 350 estudantes de Santana
A Escola Afonso Arinos foi a primeira a aderir ao modelo de Gestão Compartilhada no município.
Da Redação
A Escola Estadual de Gestão Compartilhada Afonso Arinos de Melo Franco, em Santana, realizou neste sábado, 29, a cerimônia de Aposição de Luvas para os 353 alunos de 6° e 8° ano do Ensino Fundamental.
O ato simbólico acontece a cada bimestre e identifica o ano e série dos estudantes, além de marcar oficialmente a troca de uniforme provisório para efetivo.
A unidade escolar é administrada pela Polícia Militar (PM/AP) e pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1° série do Ensino Médio. A escola foi a primeira em Santana a aderir ao modelo de Gestão Compartilhada.
A cerimônia, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo do município, contou com forma militar e juramento dos alunos. O simbolismo das “luvas”, entregues pelos familiares de cada estudante, também representa a adaptação dos novatos ao regimento da instituição.
O aluno Lucas Moraes, do 6° bravo (ano), não escondeu a emoção de partilhar esse momento com os familiares.
“Eu acredito que devemos ter mais escolas assim no estado. Para mim, fazer parte desse processo é muito importante e me garante um futuro muito melhor”, avaliou Lucas.
Durante a cerimônia, o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Carlos Corrêa, exaltou os resultados que as escolas de gestão compartilhada Militar estão gerando à sociedade amapaense.
“Atualmente, temos no estado quatro escolas de Gestão Compartilhada que ofertam uma formação extremamente planejada e que forja o caráter dos alunos com disciplina e respeito. E esse deve ser motivo de orgulho para os pais e responsáveis e comunidade escolar”, concluiu o gestor.
A comandante da Polícia Militar, coronel Heliane Braga, disse que, desde a implantação, o modelo de Gestão Compartilhada só tem prosperado os indicadores.
“Está transformando a educação através da disciplina, cidadania, civismo e respeito”, pontuou Heliane.
Publicidade (x)