Gove Header

Barco venezuelano apreendido pela Marinha na Costa do Amapá

Barco pesqueiro transportava três toneladas de pescado sem licença para atividade, no litoral do Amapá.

Da Redação, com informações da CPAP

O Navio-Patrulha (NPa) Bocaina, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apreendeu nesta quinta-feira (19), o barco pesqueiro “DOM JACINTO”, de bandeira venezuelana, que realizava atividade de pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB). A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do Amapá e em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval e o Centro Integrado de Segurança Marítima.

A embarcação transportava cerca de três toneladas de pescado da espécie pargo sem licença para este tipo de atividade. O meio era conduzido por quinze tripulantes de nacionalidade venezuelana.

“Ao ser avistado, o barco tentou se evadir do local. Entretanto, foi interceptado e inspecionado por militares do Navio, que assumiram o controle da embarcação. Ela será escoltada até o porto de Santana (AP) e apresentada à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos competentes para que sejam adotadas as medidas cabíveis”, diz a Marinha através de nota enviada à redação do portal ConexãoBrasilia.com pelo setor de comunicação da Capitania dos Porto do Amapá (CPAP).

Ainda segundo a corporação, esta ação reforça a importância da presença dos Navios da Marinha do Brasil na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), em parceria com demais órgãos, contribuindo para garantir a soberania da “Amazônia Azul” e coibir ilícitos, como a pesca ilegal não declarada e não regulamentada.

Navio Patrulha

O NPa Bocaina (P-62) inicialmente um Navio Varredor da Royal Navy, navegava com o nome de HMS Spey (M-2013). A sua construção ficou a cargo do estaleiro Richards Ironworks, em Great Yarmouth, Grã-Bretanha. Pertencente a Classe River, foi lançamento ao mar em 22 de maio de 1985, incorporado em 4 de abril de 1986 e dado baixa da Marinha da Inglaterra em 10 de julho de 1998. Adquirido pela Marinha do Brasil, foi incorporado a Armada em 10 de julho de 1998, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra. Tem como missão a inspeção naval, a patrulha naval, a salvaguarda da vida humana no mar, e a fiscalização das águas territoriais brasileiras na área de responsabilidade.

Esta subordinado ao 4º Distrito Naval, e faz parte do Grupamento Naval do Norte (GNN). Atua no litoral dos Estados do Pará, Maranhão, Amapá e também os rios da Amazônia. Tem como porto a Base Naval de Val-de-Cães, que está localizada na cidade de Belém do Pará. Origem do nome O NPa Bocaina (P-62) é a segunda embarcação da Armada a ostentar este nome , uma homenagem a serra, rio e vila do mesmo nome no litoral do estado de São Paulo. O Primeiro navio foi o contratorpedeiro de escolta CTE Bocaina (D-22), que esteve a serviço da Marinha Brasileira entre 1945 e 1975.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...