Gove Header

Ao lado de Davi, ministro Mandetta confirma envio de respiradores para o Amapá

Alto índice de incidência do novo coronavírus no estado leva o presidente do Congresso Nacional a buscar ajuda, pessoalmente, com o ministro Mandetta.

O Amapá entrou para a lista de emergência dos estados brasileiros com maior taxa de incidência do novo coronavírus. O número total de casos dividido pela população local é de 12,4; enquanto que a taxa, na maior parte do Brasil, é de 7,5 casos a cada 100 mil habitantes. Preocupado com o crescente número de amapaenses infectados pela covid-19, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), pessoalmente, solicitou ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a liberação de novos respiradores para reforçar o atendimento aos doentes em Macapá. Dez novas unidades foram liberadas e devem ser entregues pela Força Aérea Brasileira nos próximos dias.

Davi explicou que a distribuição dos equipamentos pelo ministério da Saúde leva em conta a situação de “espiral” da epidemia, ou seja, um cenário de aumento acelerado de casos. “Com o aumento do número de casos, temos mais gente procurando os hospitais ao mesmo tempo e isso também vai ocupar toda a capacidade de assistência do sistema de saúde do estado. Por isso, a aquisição de mais dez respiradores se faz tão fundamental neste momento. Quero agradecer a atenção que o ministro Mandetta demonstra ao Amapá neste momento de crise e de tanta dificuldade”, agradeceu Davi.

Assista o vídeo com os depoimentos de Davi e Mandetta

Segundo o ministro, a rápida ocupação de leitos na capital do Amapá tem sido verificada desde a última semana. O município já registrou 608 casos suspeitos, 146 confirmados e um óbito. Em todo o Amapá constam 166 confirmados e 3 óbitos decorrentes da Covid-19. “Nós temos hoje estados e cidades que chamam muito mais a nossa atenção pela incidência dos casos. Esta semana alertamos para Manaus, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e o Amapá, que entrou nesse grupo. Essas cidades, hoje, formam nosso maior eixo de preocupação pelo ritmo de propagação da doença. Diante desse balanço, é de extrema importância seguir as recomendações de distanciamento social. O que tínhamos de ventiladores, que são essenciais nesta guerra, eu disponibilizei para que não falte atendimento por falta de equipamentos de saúde”, explicou Mandetta.

Um avião da FAB, com carga de 30 respiradores para a região Norte e Nordeste, está previsto para sair do aeroporto de Guarulhos neste final de semana. Os dez novos equipamentos conquistados por Davi devem ser enviados para o Centro de Atendimento Intensivo em Macapá.

Publicidade (X)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...