- Publicidade -

Alap aprova projetos que celebram contribuições de profissionais e institui datas especiais

As propostas reconhecem a importância do trabalho dos cuidadores de idosos e dos técnicos e auxiliares em saúde bucal, além de homenagear outras áreas e profissionais.

Da Redação

A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) desta quarta-feira, 21, foi marcada pela aprovação de dois projetos de lei que instituem datas comemorativas no calendário oficial do Estado. As propostas reconhecem a importância do trabalho dos cuidadores de idosos e dos técnicos e auxiliares em saúde bucal, além de homenagear outras áreas e profissionais.

O projeto de lei nº 0314/2023, de autoria da deputada Telma Nery (Cidadania), institui o Dia Estadual do Cuidador de Idosos, a ser celebrado anualmente no dia 1º de outubro. A deputada justifica que, sob essa perspectiva ampliada do cuidado, o papel do cuidador ultrapassa a mera assistência diária, abrangendo idosos saudáveis, enfermos ou acamados, em situações de risco ou fragilidade, tanto em domicílios quanto em instituições que demandem atenção ou cuidado diário.

Outro projeto aprovado foi o de nº 0319/2023, proposto pelo deputado Jack JK, que institui o “Dia Estadual do Técnico e Auxiliar em Saúde Bucal”. A data escolhida para comemoração é o dia 8 de dezembro, em homenagem à lei que regulamenta essas profissões. “É importante que a sociedade conheça a atuação e a importância desses profissionais da saúde bucal”, defende o autor.

Ainda na sessão, quase 60 requerimentos foram aprovados, com destaque para os pedidos de realização de sessões solenes. O deputado Jesus Pontes (PDT) homenageará os fotógrafos em uma sessão solene no dia 1º de março. As deputadas Alliny Serrão (União) e Aldilene Souza (PDT) também solicitarão uma sessão solene para homenagear os 10 anos da fundação do Instituto Inova, marcada para o dia 15 de março. A deputada Edna Auzier (PSD) obteve aprovação para a realização de uma sessão solene no dia 22 de março, às 9 horas, em alusão aos 50 anos do Rurap no Amapá.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...