A importância das CEASAs no Amapá foi pauta de debate no plenário da Assembleia Legislativa

O recesso parlamentar, previsto no Regimento Interno da Alap, acontece no período de 1º a 31 de julho, mas todos os setores da Casa continuarão a funcionar normalmente.

Da Redação

Seminário sobre a importância da criação de Centrais Estaduais de Abastecimentos (CEASAs) no Estado do Amapá foi o principal tema discutido na 47ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Alap), nesta quinta-feira (22), a última realizada no plenário Deputado Dalto Martins no primeiro semestre deste ano. Os parlamentares estarão encerrando as atividades após as sessões itinerantes que acontecerão nos dias 27 e 28 de junho nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari, respectivamente. O recesso parlamentar, previsto no Regimento Interno da Alap, acontece no período de 1º a 31 de julho, mas todos os setores da Casa continuarão a funcionar normalmente.

Durante a sessão a principal discussão ficou em torno da realização do primeiro seminário sobre a importância da central de abastecimento, CEASA, para o setor produtivo do Estado. O evento, proposto pela Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB), será realizado nesta sexta-feira (23), na unidade da Embrapa de Macapá, a partir das 8 horas.
”O Amapá merece uma Central de Abastecimento e estou aqui a convite do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa para fazer um estudo. O objetivo é facilitar a chegada do produto e beneficiar o produtor rural, especialmente o da Agricultura Familiar, mas também outros agentes de comercialização porque aqui não se produz tudo, há também importação e a central atende também a rede de varejo”, explicou o ex-presidente da Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa/PA) Rosivaldo Batista, professor de economia na área rural e mercado financeiro, ao usar a palavra no grande expediente na Assembleia Legislativa, a pedido do vice-presidente da CAB, deputado Paulo Nogueira (PT) .

O objetivo principal do seminário é conhecer o papel estratégico das CEASAs, sua importância para o produtor rural e o fortalecimento da agricultura familiar, uma vez que os agricultores de todos os municípios do estado terão um espaço para armazenagem e comercialização dos seus produtos; a CEASA servirá ainda de entreposto, visando a facilitação da comercialização para mercados (restaurantes, atacadistas, hotéis e supermercados) de Macapá e Santana. ”É um sonho que vai virar realidade em pouco tempo. O presidente Lula tem interesse em desenvolver todos os municípios do país e o Amapá precisa de uma Central de Abastecimento, precisamos dar segurança para o agricultor, de forma a distribuir sua produção para o resto do país, não só para o estado. Precisamos que nosso povo produza para o nosso povo e possa exportar o excedente. Precisamos começar por Macapá, mas também assistir os demais municípios”, comentou Paulo Nogueira.

Também entraram na pauta do Legislativo 31 proposições na leitura, sendo dois projetos de leis: o primeiro, de autoria do deputado Pastor Oliveira, que institui o Dia do Breaking no Estado e o projeto de lei de autoria do deputado Paulo Nogueira que institui o dia 31 de outubro como o Dia Estadual da Proclamação do Evangelho.

Na Ordem do Dia foram discutidas e aprovadas 54 proposições, sendo 53 requerimentos de autoria de vários deputados.

FOTOS: Olavo Reis e Heider Torres – Dircom/Alap

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...