- Publicidade -

Ação conjunta de Tribunais de Contas passa por testagem contra a covid

Para a realização dos testes, uma equipe da Secretaria de Saúde, foi enviada para acompanhar a chegada da embarcação com a comitiva.

Da Redação

Após uma semana de ações na região ribeirinha do Marajó, membros e servidores dos Tribunais de Contas dos Estados do Amapá e Pará, e do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, desembarcaram em Macapá seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

Para a realização dos testes, uma equipe da Secretaria de Saúde, foi enviada para acompanhar a chegada da embarcação com a comitiva. “A equipe visitou vários municípios da região ribeirinha do Pará, teve contato com várias pessoas e a conclusão da ação seria no Amapá. Por isso tomamos o cuidado de fazer, no retorno, a testagem de todos os membros da comissão”, explicou Betânia Barros, diretora administrativa do TCE Amapá.

A Dra. Maracy Andrade, secretária adjunta de enfrentamento à covid, esteve acompanhando de perto o desembarque e testagem dos membros e servidores. Ela explicou que apesar de hoje o Amapá ter tranquilidade nos índices de infecção, não podemos relaxar com as medidas básicas de proteção. “Estamos alertando a população sempre. É preciso continuar usando máscara, mantendo distanciamento social, nos primeiros sintomas procurar logo um posto de atendimento. Por parte do poder público, as políticas de enfrentamento continuam sendo mantidas, como esta que realizamos na chegada da comissão dos Tribunais de Contas”, disse.

Ela explicou ainda que existem vários protocolos de segurança que devem ser seguidos conforme a situação. “Temos protocolos específicos entre os Estados e entre o país e outros lugares do mundo. Nosso trabalho é feito em conjunto com a Anvisa, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e os municípios. Além do RT-PCR (para saber se a pessoa tem o vírus), fazemos ainda o sequenciamento genômico para saber a variante que a pessoa está portando”, disse.

Além de adotarem o comportamento seguro, ela orienta às pessoas se vacinarem, independente da marca que esteja sendo disponibilizada.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, a rapidez e precisão com que a equipe da Sesa realizou o acompanhamento da chegada da comitiva, foi fundamental para que a segurança dos envolvidos. “Desde o início da pandemia temos adotado medidas de segurança, sem pausar o trabalho do Tribunal de Contas. E oferecer segurança para a equipe que estava retornando desta importante missão faz parte da nossa política de enfrentamento à covid”, concluiu.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...