Macapá se torna a primeira cidade do Norte a aderir ao Plano Juventude Negra Viva
Assinatura do termo ocorreu durante a IV Semana Amapá África Amazônica 2025 e marca compromisso de Macapá com a equidade racial e a proteção da juventude negra.
Da Redação
A Prefeitura de Macapá participa da IV Semana Amapá África Amazônica 2025. O evento, que ocorre entre os dias 19 e 25 de maio, tem como tema “Territorialidade e Cultura Ancestral Afro-Amazônica” e é promovido pela Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo (AABM), em parceria com a Prefeitura.
Nesta quinta-feira (22), aconteceu a assinatura do Termo de Adesão ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), iniciativa do Governo Federal voltada à redução das vulnerabilidades sociais enfrentadas pela juventude negra no Brasil. Macapá se tornou a primeira cidade do Norte a aderir ao PJNV.
Durante a assinatura, o jovem Ítalo Cauã, de 19 anos, falou sobre como o programa municipal, ‘Jovem Conectado’, o ajudou na sua capacitação “Com a ajuda da Prefeitura, eu consegui aprender muitas coisas e ter uma bagagem teórica e técnica que antes, para mim, não era possível ter. Aqui eu evoluí muito na minha profissão e tenho certeza que o Plano Juventude Negra vai ajudar muitas pessoas como eu”, disse Ítalo.


O representante do Ministério da Igualdade Racial, Juan Tiamoko, destacou a importância da adesão ao plano para o cuidado com a vida dos jovens negros.

Cristina Almeida, diretora adjunta do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), ressaltou a importância desse momento “Estou muito emocionada e feliz por participar desse projeto que visa proteger a vida dos jovens negros”, disse a diretora.

Na cidade, o projeto terá várias vertentes, envolvendo esportes, educação, saúde e cursos de letramento racial para os profissionais de segurança que atuam no município, tudo para promover a equidade dos jovens negros dentro da cidade de Macapá.
O prefeito da cidade, Dr. Furlan, falou sobre o compromisso da prefeitura em cuidar de todos “Nós envolvemos várias esferas nesse projeto para que ele proteja as nossas crianças e jovens. O nosso papel como prefeitura é cuidar das pessoas. Nós vamos exercer a transversalidade e cuidar de todos os cidadãos macapaenses, para que todos possam ter as mesmas chances”, disse o prefeito.

Conheça os objetivos do PJNV:
- Prevenir a violência letal contra a juventude negra por meio da articulação de ações, políticas e programas.
- Enfrentar e reduzir as vulnerabilidades sociais que afetam a juventude negra.
- Promover o acesso da juventude negra a serviços públicos e direitos.
- Apresentar diagnósticos periódicos para atualização dos dados relativos à violência letal e às vulnerabilidades sociais que afetam a população negra entre 15 e 29 anos.
- Orientar, por meio de diretrizes e estratégias, a elaboração de outros instrumentos de planejamento vinculados de forma transversal e intersetorial à temática.
- Firmar responsabilidades recíprocas dos entes federativos, por meio de termos de adesão, para a implementação e execução das políticas para a juventude negra.
Publicidade (x)