Deputadas do Amapá se juntam a trabalhadoras rurais na Marcha das Margaridas

Agência ALAP

Saúde, educação, escoamento da produção e o direto de viver sem violência foram algumas das reivindicações defendidas pelas trabalhadoras rurais do Amapá, durante a Marcha das Margaridas, realizada nesta quarta-feira (14/8/2019), em Brasília. As feministas ganharam o reforço das deputadas Cristina Almeida (PSB), Edna Auzier (PSD) e Aldilene Souza (PPL) da Frente Parlamentar pela Prevenção da Violência Contra a Mulher e pela Redução de Feminicídio da Assembleia Legislativa. As parlamentares se engajaram na luta por uma vida melhor no campo, nas águas e nas florestas.

A manifestação, conhecida como Marcha das Margaridas, ocorre desde 2000. O grupo deixou o Pavilhão do Parque da Cidade por volta das 7h30. De lá, seguiu pelo Eixo Monumental em direção ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados. As representantes amapaenses se juntaram a agricultoras familiares, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas de outras partes do país, formando uma grande multidão em busca de seus direitos.

O tema do protesto deste ano é “margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. Na pauta também estão o combate à pobreza e o enfrentamento aos casos de feminicídios. “A mulher, em especial a amapaense, tem sofrido muito, seja no campo ou na cidade. As conquistas que as mulheres alcançaram foram por meio da luta. A marcha mostra a força da mulher, aqui às reivindicações são justas por saúde, educação, melhorias no campo, dignidade e o nosso direto de viver sem violência”, destacou a deputada Cristina Almeida, coordenadora da Frente.

Para a vice-coordenadora da Frente, deputada Edna Auzier, a luta sempre será por um país com soberania popular, democracia e justiça. “Vamos lutar para que as mulheres tenham os seus direitos respeitados, por dignidade no campo para que as trabalhadoras rurais possam plantar, colher e escoar a produção, seus filhos possam estudar, ter educação, saúde, e vamos com elas nesse caminhar”, enumerou.

Para a deputada Aldilene Souza (PPL), integrante da Frente, o movimento é uma demonstração de que as mulheres estão unidas e a Frente Parlamentar da Mulher passa a ser um instrumento importante para que as reivindicações possam chegar aos chefes de poderes para que se juntem a elas nas conquistas das melhorias pelas quais lutam. “Esse é o nosso papel, mais do que participar, vamos em busca das alternativas para que as reivindicações possam ser atendidas, para que a mulher do campo possa viver dignamente do seu trabalho, assim como todas as outras, independente do lugar onde esteja”, esclareceu.

As parlamentares irão apresentar e entregar ao presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), as principais solicitações feitas pelas trabalhadoras rurais amapaenses nas áreas da saúde, educação e tecnologia.

Marcha das Margaridas

O nome da marcha presta homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela foi assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Por mais de dez anos à frente do sindicato, Margarida lutou pelo fim da violência no campo, por direitos trabalhistas como respeito aos horários de trabalho, carteira assinada, 13º salário, férias remuneradas.

 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...