- Publicidade -

“PEDAL AZUL” marca o mês mundial de prevenção ao Câncer de Próstata

A ação faz alusão à campanha Novembro Azul e tem como objetivo incentivar a maior atenção para a saúde dos homens, principalmente, para a realização de exames.

Da Redação

Na tarde de terça-feira (23/11/2021), foi realizado o evento “Pedal Azul” que marca o mês mundial do combate ao câncer de próstata. A ação faz alusão à campanha Novembro Azul e tem como objetivo incentivar a maior atenção para a saúde dos homens, principalmente, para a realização de exames. Cerca de 300 ciclistas se reuniram para pedalar pela orla da capital para celebrar a saúde e a prática de atividade física.

A ação foi uma parceria entre Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Ministério Público Estadual (MP-AP), Secretaria de Cultura do Estado, Prefeitura de Macapá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/Amapá), Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), Grupo de Ciclistas Organizados de Macapá e Santana e Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (IJOMA).

“Nossa expectativa é conscientizar, já que o esporte é um aliado importantíssimo para a prevenção do câncer. Nesta ação, estamos abordando também sobre os cuidados que devem ter com a saúde, inclusive quanto ao medo e o preconceito para com o exame de toque retal”, registrou o juiz Marconi Pimenta.

A concentração foi às 16h30, com saída dos ciclistas às 17h do Mercado Central. Com todos os participantes devidamente equipados o “pedal azul” seguiu animado por todo o trajeto. Na chegada, na praça da Samaúma – Araxá, uma confraternização com o show do cantor Nivito Guedes.

Para marcar o fim do evento em combate ao Câncer de Próstata, a Assembleia Legislativa disponibilizou o sorteio de duas bicicletas equipadas para incentivar o cuidado com a saúde e a prática do esporte.

Parceira da ação, a Prefeitura de Macapá ofereceu os serviços: enfermeiro, psicólogo, nutricionista e técnicos em enfermagem com serviços de testes rápidos, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, encaminhamento para realização de PSA (Antígeno Prostático Específico) na UBS Perpétuo Socorro.

Fotos: Kitt Nascimento/Gerson Barbosa

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...