Tribunal de Contas do Amapá lança 8ª edição do TCE na Comunidade que vai atender o município de Calçoene
O TCE/AP lançou a 8ª edição do projeto TCE na Comunidade, que vai atender Calçoene entre 27 e 29 de novembro.
Da Redação
O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) lançou nesta terça-feira, 21, a 8ª edição do projeto TCE na Comunidade, que vai atender a população do município de Calçoene, entre os dias 27 e 29 de novembro. Durante o evento, que reuniu mais de 40 representantes de órgãos públicos e entidades do estado, parceiros do projeto, no Auditório da Fecomércio, em Macapá, foi apresentada a proposta do plano de ação.
O presidente do TCE, conselheiro Reginaldo Ennes, destacou que a iniciativa tem o propósito de levar cidadania, educação, saúde e serviços aos municípios mais distantes. “Nosso objetivo é levar o tribunal e os órgãos parceiros para mais próximo da população, desenvolvendo inúmeras ações necessárias para a comunidade local, além de fortalecer a transparência e o controle social”.
Além disso, o presidente também ressaltou a importância da ação para ver de perto a realidade de cada cidadão. “Precisamos entender o desenvolvimento das políticas públicas nos locais e como podem ser melhoradas. Conhecemos muitas das necessidades, mas estando mais próximo da população, a abordagem é diferente”.
De acordo com o 1º vice-presidente do TCE, conselheiro Regildo Salomão, é fundamental que o projeto tenha parcerias que auxiliem dentro de suas competências. “É um dever de todos nós levar cidadania a cada município. Fica injetado nos municípios grande parte dos recursos, como a compra de alimentos, combustível, hospedagem. Então, é um conjunto de ações e atividades que também volta a reaquecer a economia local”.
Para a conselheira Marilia Góes, diretora-presidente da Escola de Contas, além do trabalho que é realizado, o TCE também deixa um legado para o município. “Além da questão social, o nosso trabalho, enquanto sistema de controle, é muito forte, pois nosso papel é fazer com que as políticas públicas cheguem de maneira mais eficaz ao cidadão, como será em Calçoene”.
Priscilla Flores, primeira-dama do estado e coordenadora do projeto Mais Sorriso, programa que leva atendimento odontológico às comunidades distantes, destacou que o projeto fará parte da 8ª edição do TCE da Comunidade, atendendo a população. “É muito importante vermos como cada órgão, entidade ou secretaria pode somar com o município. Devemos olhar com carinho para o espaço onde vai ser realizada a ação, mas também para o entorno no que pode ser melhorado”.
O promotor de justiça Miguel Montiel, do Ministério Público do Amapá (MP/AP), ressaltou o papel do TCE como órgão que auxilia a população. “O tribunal passou a ser um órgão que promove ações presenciais nos municípios, e isso fortalece a cidadania”.
TCE na Comunidade
Durante os três dias de TCE na Comunidade, as instituições parceiras promovem capacitações, orientação técnica para gestores e servidores municipais, além de oferecer ações de cidadania à população local, com foco na primeira infância, sustentabilidade e inovação.
7ª edição em Tartarugalzinho
Na 7ª edição, realizada em novembro de 2024, no município de Tartarugalzinho, foram realizados mais de 7800 atendimentos gratuitos, capacitações com 636 participantes entre gestores, estudantes e cidadãos, impactando diretamente mais de 600 famílias, além da apreciação de 331 processos na sessão itinerante, fortalecendo a transparência e a eficiência na gestão pública, ampliando a confiança da população amapaense.
Publicidade (x)