- Publicidade -

Petrobras vai ampliar aeroporto de Oiapoque para operações no Amapá

Empresa assina aditivo de convênio para melhorias no Aeródromo que será usado pela companhia para auxiliar operações de exploração de petróleo na região.

Cleber Barbosa, da Redação

A Petrobras confirma o início das operações de pesquisa de petróleo na Costa do estado do Amapá, na chamada Margem Equatorial, cujo início das perfurações se dará a uma profundidade de 2,8 mil metros abaixo da lâmina d’água. A cidade de Oiapoque será um dos pontos de apoio da operação e o aeródromo local passará por obras de ampliação.

A companhia assinou na última segunda-feira (8/8) com a Prefeitura de Oiapoque um aditivo ao convênio celebrado no início do ano para a realização de melhorias na infraestrutura do Aeródromo do município.

Até maio de 2023, a companhia se propõe a executar diversos serviços para adequar o local à exigência dos órgãos reguladores, permitindo a utilização do espaço para benefício da população da região e para o auxílio das operações de exploração de petróleo offshore da empresa na Margem Equatorial.

Prospecção

O aditivo assinado inclui, entre outros itens, o compromisso da Petrobras de deixar como benfeitoria de caráter definitivo a infraestrutura necessária para a reativação do fornecimento de energia elétrica pela concessionária local, além de providenciar o treinamento para os empregados da Prefeitura que vão operar o aeroporto.

Por parte do município, caberá o cumprimento de todas as condicionantes necessárias à manutenção da licença de operação do Aeródromo, nos termos da legislação aplicável.

Conforme o Plano Estratégico 2022-2026 da Petrobras, serão investidos US$ 2 bilhões na exploração da Margem Equatorial, nova fronteira que abrange o litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte. No quarto trimestre deste ano, está prevista a realização de um simulado em Amapá Águas Profundas para testar toda a infraestrutura logística e de segurança da companhia, o que permitirá o início da perfuração do primeiro poço exploratório ainda em 2022.

 

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...