Confira parlamentares do Amapá melhor classificados no Ranking dos Políticos

A qualidade legislativa dos políticos é avaliada de acordo com a maneira que o parlamentar se posiciona nas principais votações do Congresso Nacional.

Cleber Barbosa, da Redação

Saiu a primeira parcial do Ranking dos Políticos do Congresso Nacional, com o acumulado dos período 2019/2020. Os critérios e metodologia do levantamento são relacionados não apenas a quesitos como assiduidade e frequência, mas principalmente a qualidade das proposições apresentadas. Neste início de período legislativo, cinco nomes figuram no recorte estadual, pela bancada do Amapá: Luiz Carlos (PSDB), Leda Sadala (Avante) e Patrícia Ferraz (PL) – que é suplente de Vinícius Gurgel (PL) – assim como outro suplente no exercício do mandato, o senador Paulo Albuquerque (PSD) – que substitui Lucas Barreto; Quem também conseguiu se destacar na primeira parcial, foi Randolfe Rodrigues (REDE).

Segundo a coordenação do Ranking, a volta do recesso com baixa frequência de parlamentares transformou a primeira semana de trabalho no Congresso em “período de negociações”. Lembrando que o Ranking dos Políticos acompanha deputados e senadores, qualificando-os por produtividade, frequência e alinhamento com os anseios da sociedade, fizemos um recorte estadual com os três nomes mais bem pontuados de cada unidade da Federação.

Confira o ranking dos cinco melhores classificados na Bancada do Amapá

(*) Levantamento com os parlamentares em exercício do mandato, incluindo suplentes.

Resultado do Ranking da Bancada do Amapá – Comparativo de 2019

(*) Levantamento com a composição original da bancada, parlamentares eleitos.

O ranking

A qualidade legislativa dos políticos é avaliada de acordo com a maneira que o parlamentar se posiciona nas principais votações do Congresso. A pontuação de cada lei pode variar entre -30 e +30 pontos, e é definida por nosso Conselho de Avaliação de Leis. Leis boas recebem pontuação positiva; leis ruins, pontuação negativa. O valor da lei é somado à pontuação do parlamentar, de acordo com a maneira com que ele votou.

O Conselho de Avaliação de Leis é totalmente independente, e composto por profissionais com reconhecida capacidade analítica e boa reputação no mercado, com formação em áreas como Economia, Engenharia e Administração. Os Conselheiros procuram avaliar as leis de acordo com sua relevância, principalmente para combater a corrupção, os privilégios e o desperdício de recursos públicos.

Confira os 10 parlamentares melhor classificados no Ranking dos Políticos

Deputados do PSL ocupam a primeira posição em sete estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima). No Pará, todos os indicados são do PSD e, em São Paulo, os três são do Novo. Apenas no Piauí os senadores pontuaram mais que os deputados (todos os nomes desatacados são de integrantes do Senado).

Em 15 das 27 unidades federativas, os primeiros colocados estão entre os 100 mais bem pontuados do ranking nacional (veja lista completa). Ao serem reconhecidos pelo Ranking dos Políticos, parlamentares recebem uma espécie de “selo” escolhido de maneira isenta e sem ligações políticas.

Este foi o resultado das ações dos políticos ao longo de 2019, e agora os parlamentares terão a oportunidade de buscar o troféu do Ranking de 2020. Além da pontuação deste ano, manteremos em nosso site também a opção de visualizar o placar acumulado desta legislatura.

Para conhecer os critérios do Ranking, acesse politicos.org.br/criterios

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...