Residencial Barcelona

Deputado Jesus Pontes é eleito para presidir CCJ do Parlamento Estadual

O deputado estadual Jesus Pontes (PTC) foi escolhido por unanimidade como o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). A votação ocorreu na última terça-feira (12)  e a posse foi imediata. O parlamentar, que cumpre seu primeiro mandato no Parlamento Estadual, é economista por formação e já atuou também como consultor do Banco Mundial, além de ser produtor rural.

Cinco parlamentares compõem o colegiado, que é tido como um dos mais importantes dentre as Comissões Permanentes da Casa, pois por ela passam todas as proposições do Parlamento antes de tramitar por outras Comissões temáticas. Também fazem parte da CCJ, os deputados Charly Jhone (PR), que é o vice-presidente, Edna Auzier (PSD), Oliveira Santos (PRB), e Paulo Lemos (PSOL). E como suplentes Dr.Negrão (PP) e Jaime Perez (PTC).

Pontes destacou que a partir de agora o trabalho será redobrado, já que todos os projetos de lei, sejam os que nascem na Alap ou os de iniciativa de outros poderes, terão que ser analisados pela Comissão, sobretudo nos aspectos constitucionais e de redação. “Avalio que a Comissão está bastante equilibrada, pois temos deputados experientes em nos processos legislativos na Casa e deputados ligados a setores estratégicos e prioritários, como saúde, cidadania, setor econômico, ao qual me dedico bastante”, declarou.

Essa heterogeneidade da Comissão, para ele, serve para oxigenar e dar novo ânimo à dinâmica do Parlamento. “Então, temos tudo para fazer um bom trabalho, sempre analisando a legalidade das proposições, sem esquecer que temos setores da sociedade que necessitam de inclusão”, completou o deputado Jesus Pontes.

Outras Comissões

Fotos: Gerson Barbosa/ALAP

Além da Comissão de Constituição e Justiça, também foram instaladas outras importantes comissões permanentes na ALAP, como a de Orçamento e Finanças (COF) e Comissão de Assistência Social e Saúde (CAS) e Comissão de Educação e Cultura (CEC).

Veja como ficou a composição: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Jesus Pontes (PTC) foi eleito presidente, e Charly Jhone (PR), vice; Comissão de Orçamento e Finanças (COF), deputado Paulinho Ramos (PR) foi eleito presidente, e Max da AABB (SD) vice; A Comissão de Saúde será comandada pela primeira vez apenas por profissionais do setor, pois na sua composição são quatro parlamentares da área de saúde. O deputado Dr. Negrão (PP) foi eleito presidente, e Paulinho Ramos, que é odontólogo, ficou com o cargo de vice.

Na Comissão de Educação, o deputado Charly Jhone (PR), que é professor, ficou com a presidência, a deputada Luciana Gurgel (PR) com a vice.

Cabe as comissões permanentes, 17 ao todo, a análise de propostas relativas as suas áreas de atuação e a realização de audiências públicas para debater temas de acordo com a atuação de cada uma.

Confira o quatro atual das comissões que já elegeram seus dirigentes:

01
Arte: Rômulo Vilhena/Decom/ALAP

Leia também:

Assembleia elege dirigentes e membros de suas Comissões Permanentes

 

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...