Gove Header

Davi e Waldez destacam mobilização para reforçar enfrentamento à pandemia

Presidente do Senado lidera agenda para entregar Hospital Universitário e anuncia dois ministros em Macapá.

Cleber Barbosa, da Redação

Cumprindo agenda em Macapá, para inaugurar nesta sexta-feira (05) as operações do Hospital Universitário do Amapá ao lado do governador Waldez Góes (PDT), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP)
Pela manhã, ele disse que a programação iniciou com uma apresentação do protocolo estabelecido pelo grupo técnico entre Governo do Estado e Prefeitura de Macapá no enfrentamento ao Coronavírus, que ele entende estar sendo um sucesso na defesa da vida dos amapaenses. “Sabemos que esse é um momento de muita dificuldade onde todos nós brasileiros e o mundo todo sofre com essa pandemia que tem vitimado milhares de brasileiros, centenas de amapaenses e quero me solidarizar com todos os familiares que perderam um ente querido nessa guerra”, disse ele.

Alcolumbre disse ainda que foi importante vir a seu estado para a entrega do HU, uma construção coletiva dos últimos dois meses, entre articulações, idas e vindas a Brasília e tratativas burocráticas. Davi diz que a obra em si durava cerca de quatro anos, fruto do trabalho da bancada federal, ainda com a Legislatura anterior, em 2016, que chancelou o projeto apresentado pela Reitoria da Unifap para que o Amapá pudesse ter um hospital do porto, do tamanho e da grandeza da unidade que começa a operar neste fim de semana, cujo custo total está estimado em R$ 250 milhões – sem contabilizar os equipamentos ora em implantação.

Esforço concentrado

Já o governador Waldez Góes destacou a mobilização política e institucional que vem sendo feita nos últimos dois meses e meio para o enfrentamento à pandemia. Essas ações resultaram, por exemplo, na abertura de quatro centros de enfrentamento ao Covid 19, sendo dois no interior do estado – Laranjal do Jari e Oiapoque – e outros dois em Macapá, os chamados Centros Covid 1 e 2. “Isso tudo fruto da articulação e atuação da nossa bancada federal, com a coordenação e liderança do senador Davi Alcolumbre, que preside o Legislativo”, disse Góes.

Ele também falou da relevância do Amapá ter dois ministros de estado cumprindo agenda em Macapá nesta sexta-feira, o da Integração Nacional, Rogério Marinho, e o interino da Saúde, Eduardo Pazuello. “Hoje o Amapá e as prefeituras de 14 municípios do interior têm uma conquista jamais vista no estado, com a entrega de 140 máquinas e equipamentos para ajudar na manutenção de ramais e estradas, apoio aos nossos produtores rurais e à tarde a entrega do Hospital Universitário, com o primeiro bloco de 109 leitos, sendo 32 de UTI para reforçar o enfrentamento à pandemia”, disse o governador.

O Governo do Estado está assumindo toda a parte de terceirizados e prestadores de serviço do HU e o governo federal conseguiu além dos equipamentos para o novo hospital, a contratação de aproximadamente 50 servidores públicos recrutados em diversos estados, portanto servidores federais, para atuar no Hospital que funciona nas instalações da Unifap.

Leia também:

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...