Brasília se agita com articulação de três nomes para compor Supremo Tribunal

Jorge Messias, Rodrigo Pacheco e Bruno Dantas têm diferentes graus de apoio nos Poderes, por seus pontos fortes e fracos.

Da Redação

O ministro do TCU, Bruno Dantas, o ministro Jorge Messias (AGU) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) são os principais nomes cotados para ocupar a vaga agora aberta no Supremo Tribunal Federal.

Wellington Silva (Petrobras) e Vinícius Carvalho (CGU) também são citados nas listas que circulam nos bastidores de Brasília.

Após o fim do seu mandato como presidente e vários boatos sobre sua aposentadoria, o ministro Luís Roberto Barroso anunciou na última quinta (9) que vai de fato deixar o STF —com isso, ele antecipa em sete anos sua saída, já que só chegaria aos 75 anos, idade-limite para o cargo, apenas em 2033.

Segundo pessoas próximas, Barroso vinha considerando ficar até o fim do ano, mas decidiu não adiar mais.

A decisão foi tomada na noite de quarta-feira (8). Barroso disse já ter sinalizado há dois anos ao presidente Lula (PT) que poderia antecipar sua aposentadoria.

No último sábado (4), os dois se encontraram em um show de Maria Bethânia e combinaram conversar melhor, mas a reunião marcada para quarta acabou cancelada, segundo o ministro.

Com a saída de Barroso, Lula fará sua terceira indicação ao STF neste mandato. Não há prazo para o presidente decidir o nome do seu escolhido — segundo aliados, a chance de ser uma mulher é quase zero.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...