Presidente da Assembleia participa da abertura do Inova Amazônia Summit 2025

A exploração de petróleo no Amapá também estará no centro dos debates, com a participação do vice-governador do Estado, Antônio Pinheiro Teles Junior.

Da Redação

A Presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alliny Serrão (União Brasil), participou, na tarde desta quarta-feira (21), da abertura da terceira edição do Inova Amazônia Summit 2025 – o maior encontro de bioeconomia da região, que acontece no salão de eventos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), no bairro Laguinho, em Macapá.

A conferência pré-COP30 reúne, até sexta-feira (23), mais de 25 painéis técnicos e cinco palestras magnas, com a expectativa de atrair cerca de cinco mil pessoas, incluindo caravanas dos 16 municípios do Amapá. A 30ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025, será a primeira sediada no Brasil, e, em especial, na Amazônia.

A exploração de petróleo no Amapá também estará no centro dos debates, com a participação do vice-governador do Estado, Antônio Pinheiro Teles Junior. O tema será abordado no painel “Margem Equatorial: Oportunidades e Desafios”, no dia 22 de maio, às 14h, no Auditório Macapá. A discussão estratégica irá tratar de como transformar a vocação energética do Estado em desenvolvimento sustentável, geração de empregos e inovação para o povo amapaense.

54535362647_00851ff61b_k

Na ocasião, a deputada Alliny Serrão ressaltou a importância da preservação do meio ambiente e da luta pela liberação da exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá. “Precisamos evidenciar este momento. A Assembleia Legislativa está participando de um evento que busca discutir o fortalecimento da bioeconomia e a preservação do meio ambiente com muita responsabilidade, fortalecendo essa agenda, que traz benefícios para nossa região”, destacou a presidente, acrescentando que somos o Estado mais preservado da federação.

“Mas entendemos o quanto precisamos de desenvolvimento. Temos um povo que precisa de oportunidades. Precisamos trabalhar esse desenvolvimento de forma responsável e sustentável. Essa bandeira de trabalho, em busca da autorização para os estudos da exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá, será um grande ganho para o estado e para o país”, frisou a deputada.

54536244041_dfa95bb970_k

O governador do Estado, Clécio Luís, abordou o tema “Como políticas públicas e vocação ambiental se conectam para transformar a realidade empreendedora da Amazônia”.

Estiveram presentes os deputados Júnior Favacho, Dayse Marques, Diogo Sênior, Edna Auzier, Rodolfo Vale, Aldilene Souza e Alliny Serrão. O evento também reforça o compromisso ambiental do Amapá, ao implementar uma gestão integrada dos resíduos sólidos gerados durante os três dias.

1000104306(1)

As startups Amazon Reuse e Unit Carbon serão responsáveis pelo rastreamento completo dos resíduos e sua destinação correta, além de calcular a pegada de carbono do evento e implementar estratégias para sua redução em até 50%, por meio do apoio a projetos socioambientais certificados.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...